Quantcast
 
 

Fundação Altice vai atribuir 40 mil euros em prémios de arte

A Fundação Altice abriu a fase de candidaturas do Prémio Norberto Fernandes, destinado a artistas portugueses ou residentes em Portugal. A iniciativa, que visa promover e dinamizar a Arte Contemporânea apoiando projetos inovadores e criativos, tem candidaturas abertas até 1 de março de 2024 e o formulário está disponível no site da Fundação Altice – https://fundacao.altice.pt/arte/premio-norberto-fernandes.

 


Com prémios no montante global de 40 mil euros, a Fundação Altice pretende incentivar a criação de valor na arte contemporânea, ao apoiar projetos na área das artes plásticas, em duas categorias: Arte e Tecnologia e Jovens Artistas. Na categoria de Arte e Tecnologia, para propostas originais que façam uso de e se relacionem com a tecnologia, o prémio corresponde ao valor total de 30 mil euros, sendo 15 mil em valor monetário e outros 15 mil em aquisições de obras do artista. Por sua vez, na categoria de Jovens Artistas, destinada a projetos originais de candidatos até aos 35 anos com uma carreira em processo de reconhecimento, o prémio monetário será de 5 mil euros, sendo outros 5 mil atribuídos à aquisição de obras, perfazendo um total de 10 mil euros.

 
 


Numa primeira fase, a análise das candidaturas será realizada pela Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Prémio Norberto Fernandes, que será responsável pela seleção dos finalistas. As obras selecionadas, nesta primeira fase, serão expostas num espaço público, em Lisboa. Posteriormente, todos os projetos da shortlist serão avaliados pelo Júri do Prémio, constituído por três elementos de
referência do meio artístico e académico, bem como por um elemento da Fundação Altice. Os vencedores serão conhecidos numa cerimónia pública em data e local a ser brevemente comunicado.


Tecnologia, Conhecimento e Arte são as três grandes áreas de atuação da Fundação Altice, fundação pioneira na adaptação e adoção de tecnologia, e que em 2023 celebrou duas décadas. Proporcionar o acesso à arte e torná-la de fácil compreensão é, por isso, um dos pilares da Fundação Altice desde o seu início.

 
 


Com o objetivo de atuar como agente de promoção e de dinamização de arte contemporânea e reforçar o seu compromisso social e de cidadania empresarial, a Fundação Altice lança a primeira edição do Prémio,
que ganha o nome do primeiro administrador da Fundação Portugal Telecom. Norberto Fernandes distinguiu-se pelo contributo dado no crescimento da Fundação e pela sua visão inovadora, alicerçada na promoção do património artístico e de uma sociedade digital e da informação sustentável.


 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não