Quantcast
 
 

Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal da Póvoa de Lanhoso novamente reconhecido pela Rede

O GACI – Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal do Município da Póvoa de Lanhoso foi novamente reconhecido pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), vendo renovado o selo de mérito para o biénio 2023/2024 como membro da rede de autarquias que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos/as cuidadores/as informais.

 

Este Gabinete dispõe de uma equipa multidisciplinar que engloba elementos da área da saúde, da área da educação e da área social. Com estes recursos humanos e com o apoio de instituições locais, têm sido desenvolvidas atividades e ações de forma a contribuir para o bem-estar dos/as cuidadores/as informais e das pessoas de quem cuidam.

 
 

Para além dos atendimentos que são realizados com o intuito de informar e esclarecer sobre as várias medidas relacionadas com o Cuidador Informal, existem, atualmente, em dinamização dois Grupos de Ajuda Mútua (GAM), que reúnem mensalmente, sendo um grupo no baixo concelho, que mantém atividade há dois anos, e outro mais recente na Vila da Póvoa de Lanhoso.

Estes encontros têm carácter informal e lúdico, sendo envolvidos por conversas e partilha de experiências para além da capacitação das pessoas participantes em temáticas relacionadas com os seus interesses, necessidades e vivências.

 
 

Esta resposta tem tido um impacto muito positivo e muito enriquecedor junto das famílias. As cuidadoras informais que participam nestes encontros, de sessão para sessão, mostram-se muito motivadas, envolvidas e valorizam esta iniciativa como muito útil e positiva para elas.

Assim, se é Cuidador/a Informal e precisa de esclarecer alguma dúvida do seu interesse, pode fazer a sua inscrição ou contactar o Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal (GACI), que funciona no edifício da Casa da Botica, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00, através dos contactos telefónicos 253 639 700, 253 639 794 ou através do email gaci@mun-planhoso.pt.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...