Quantcast
 
 

“Galaicofolia – 2000 anos de festa!” anima Castro de S. Lourenço até domingo

De hoje até ao próximo domingo, dia 23 de julho, o Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, está transformado numa autêntica aldeia galaica, com a realização de mais uma edição da “Galaicofolia – 2000 anos de festa!”, evento cultural, de lazer e entretenimento promovido pela Câmara Municipal de Esposende, com a colaboração da Junta de Freguesia de Vila Chã.

 

Após três anos de interregno, motivado, em 2020 e 2021, pela pandemia Covid-19, e, em 2022, pela falta dos requisitos de segurança devido às condições climatéricas, a Galaicofolia está, assim, de volta, convidando a uma viagem histórica pela cultura, tradição e rituais do povo que há dois mil anos habitou este castro da Idade do Ferro sobranceiro à cidade de Esposende.

 
 

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, assinalou, ao final da tarde de hoje, o arranque do evento, que promete atrair milhares de visitantes ao longo destes quatro dias.

Benjamim Pereira, que percorreu os vários espaços da Galaicofolia, sublinha que “a iniciativa configura uma aposta estratégica do Município na promoção e divulgação do património concelhio e um ativo da maior relevância no plano turístico, determinante para o desenvolvimento económico do território”, postura que se enquadra no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.

 
 

O autarca assinala que “a Câmara Municipal garante anualmente, durante o período de verão, um vasto e diversificado programa de eventos, de modo a corresponder às expetativas e preferências dos vários tipos de público, proporcionando momentos de lazer, animação e convívio memoráveis a quem cá vive, a quem nos visita e aos nossos emigrantes que regressam à sua terra natal para um merecido período de descanso”. Benjamim Pereira sublinha, contudo, que “a aposta do Município na realização de atividades e iniciativas não se limita a esta época, sendo antes constante e consistente ao longo de todo ano, com particular enfoque na denominada época baixa, como estratégia de combate à sazonalidade”.  

Considerando que estão reunidos os ingredientes para mais uma edição de sucesso, o Presidente da Câmara Municipal convida todos a juntarem-se à festa, partilhando momentos de alegria e convívio, e lembra que o Município disponibiliza transportes gratuitos, a partir da cidade de Esposende, até ao local do evento. Com saída do Mercado Municipal e do Campo da Feira, onde é disponibilizado um parque de estacionamento gratuito, os transfers gratuitos funcionam no dia 20, das 19h00 às 24h00; dia 21, das 18h00 às 02h00; dia 22, das 11h30 às 02h00; e dia 23, das 11h30 às 24h00.

 

Animação, com espetáculos de rua, dança, teatro, música, recriações, desfiles, jogos e oficinas, não faltando a tradicional Queimada Galaica, são algumas das propostas do evento, onde será também possível degustar os petiscos típicos da região minhota, com sugestões de 23 espaços gastronómicos e uma área alimentar que disponibiliza cinco áreas de restauração. Nas imediações, estão presentes 25 expositores de artesanato com sugestões originais.

Da programação desta edição, destacam-se os concertos do grupo de folk Antíkua, no dia 21, cujo reportório é baseado numa recolha de canções tradicionais portuguesas, e do duo irlandês “Caroline Keane & Tom Delany Band” que, no dia 22, ostentará toda a paixão da música celta.

 

No Centro Interpretativo de S. Lourenço, o visitante pode colher informação sobre a História local, assente em mais de dois mil anos de povoamento da região, sendo que nas imediações, nas casas do castro, podem ser apreciadas recriações das vivências de há 2000 anos.

Toda a programação do evento disponível em: www.galaicofolia.com.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...