Galeria do Theatro Club já acolhe exposição (Des)Obedecer
Fica patente até ao próximo dia 20 de junho a exposição (Des)Obedecer, que está desde o dia 7 de maio, na Galeria do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso. Esta mostra representa mais um momento do programa das comemorações dos 175 anos da Revolta da Maria da Fonte.
A abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, e da própria autora desta mostra, a artista Patrícia Ferreira.
Depois de um período de encerramento devido ao confinamento do país, a galeria de exposições do Theatro Club reabriu com esta exposição, que conduz o olhar e o pensamento para o dilema da Obediência/Desobediência, um tema tão fraturante como atual, através de duas mostras: “Maria(s) da Fonte” e “33”, duas histórias conjugadas no feminino, separadas no espaço por escassos quilómetros, com 175 e 300 anos de existência, respetivamente.
“33” reflete sobre as parcas perspetivas de vida das mulheres que viveram no Recolhimento das Convertidas, na cidade de Braga, no primeiro período da instituição de clausura. São imagens de reclusão, de confinamento, de obediência e de sombra.
“Maria da Fonte” evoca mulheres que, num certo dia das suas vidas, decidiram dizer NÃO e, entre obedecer ou desobedecer, destemidamente, decidiram lutar.
(Des)Obedecer pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados, das 10h00 às 13h00.
Devido às restrições impostas pela Direção Geral de Saúde em contexto de pandemia, a visita a esta exposição deverá observar algumas regras de segurança e proteção.