Garranos são exemplo de preservação da raça autóctone
“A forma como os Garranos e suas crias desfrutam da tranquilidade da Serra da Cabreira são um bom exemplo de uma raça autóctone que nos ajuda a compreender os benefícios da sua presença para o equilíbrio dos ecossistemas, para a promoção da economia rural e para a fixação das populações em territórios de baixa densidade.”
Esta foi uma das conclusões da visita da Eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais à Serra da Cabreira e à Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana (ACERG) que foi acompanhada pelo Presidente do PS de Vieira do Minho, Pedro Pires.
A visita foi guiada pelo Dr. José Vieira Leite, da ACERG, e pelo Eng. Rui Dantas, presidente da FERA – Federação Nacional das Associações de Raças Autóctones, onde foi possível conhecer melhor o trabalho que tem vindo a ser realizado.
Para Pedro Pires “a preservação das raças autóctones é um bom ponto de partida para um desenvolvimento sustentável do nosso concelho e, para isso, é necessário encontrar novas formas de apoiar e dinamizar a sua preservação”.
A Eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais visitou mais duas empresas do sector agrícola no Concelho de Vieira do Minho no seu périplo por este concelho minhoto.