“Génios Ilustres e Desconhecidos do Classicismo” em concerto em Esposende
O Auditório Municipal de Esposende vai acolher, no próximo dia 21 de maio, às 21h00, um concerto da Orquestra da Costa Atlântica, intitulado “Génios Ilustres e Desconhecidos do Classicismo”, numa organização do Município de Esposende.
O concerto tem entrada livre, mas está sujeito à limitação do espaço, pelo que será obrigatória inscrição prévia que poderá ser feita online através do site www.esposende2000.pt ou no balcão das Piscinas Municipais Foz do Cávado, em Esposende. Atendendo à situação da pandemia Covid-19, esta atividade está sujeita às normas da Direção Geral de Saúde.
A Orquestra da Costa Atlântica, sob a batuta do maestro Luís Miguel Clemente, interpretará, na primeira parte do concerto, a belíssima abertura da ópera Armida, do compositor Franz Joseph Haydn (1732-1809). Segue-se a Sinfonia No. 16 em Lá Maior, de Friedrich Witt (1770-1836), um compositor desconhecido, mas que irá surpreender pela qualidade da sua música. Na segunda parte, será interpretada a famosa Sinfonia N.º 40 K.550 em Sol menor, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), obra do período de maturidade do genial compositor austríaco e uma das incontornáveis obras do reportório clássico para orquestra.
Com sede em Esposende, a Orquestra da Costa Atlântica foi fundada, em 2015, por Ana Carolina Capitão e Luís Miguel Clemente, reunindo instrumentistas de elevado nível técnico e artístico numa formação de singular excelência no panorama musical português. É constituída por um efetivo de sessenta instrumentistas profissionais, mas pode ser reduzida ou expandida de acordo com as especificidades de cada programa de concerto, podendo, desta forma, interpretar um amplo reportório, que se estende do barroco até à música contemporânea, bailados, óperas ou bandas sonoras de filmes, assegurando uma versátil atividade artística. A Orquestra da Costa Atlântica tem como Maestro Titular Luís Miguel Clemente, um dos mais carismáticos maestros da cena musical portuguesa. O projeto artístico protagonizado pela Orquestra da Costa Atlântica é reconhecido como um dos mais inovadores e uma referência no âmbito da música erudita em Portugal.
Através de uma programação cultural que abrange vários eventos e uma multiplicidade de atividades artísticas o Município de Esposende dá cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidades, que verteu para o seu plano de ação.