GNR apreende armas de fogo por violência doméstica em Cabeceiras de Basto
O Comando Territorial de Braga, através do Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Guimarães, no dia 13 de outubro, apreendeu quatro armas de fogo, por violência doméstica, no concelho de Cabeceiras de Basto.
No âmbito de uma investigação por violência doméstica, foi possível apurar que o agressor, um homem de 42 anos, exercia violência física, psicológica e ameaças, contra a vítima, sua ex-companheira de 40 anos.
Os militares da GNR deram cumprimento a nove mandados de busca, três domiciliárias e seis não domiciliárias, nomeadamente, cinco em veículos e uma em edifício agrícola, naquele concelho.
No decorrer das diligências policiais, foi apreendido o seguinte material:
Três caçadeiras;
Uma arma de ar comprimido;
Uma arma branca;
548 munições.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Guimarães.
A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.
A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe:
No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt;
Via telefónica, através do número de telefone 112;
No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.