GNR localiza idoso desaparecido em Vizela
O Comando Territorial de Braga, através do Posto Territorial de Vizela, no dia 21 de fevereiro, localizou um homem de 85 anos que se encontrava desaparecido, na freguesia de São Miguel, no concelho de Vizela.
Na sequência de uma denúncia de familiares que foi comunicada à GNR pelas 22h30 do dia 20 de fevereiro, a dar conhecimento do desaparecimento de um idoso, os militares da Guarda deslocaram-se para o local e encetaram de imediato diligências policiais que decorreram durante toda a noite.
Os militares da Guarda rapidamente efetuaram buscas, com o auxílio de cães da cinotécnica e um Drone. Pelas 09h30, os trabalhadores de uma empresa de terraplanagem que se encontravam a fazer um desaterro localizaram o idoso prostrado no chão, com dores e com alguns ferimentos ligeiros.
No seguimento da ação foi acionada assistência médica para o local, tendo sido transportado para o hospital de Guimarães para monitorização do seu estado de saúde.
Esta ação contou com o reforço do Posto Territorial de Vizela, Cinotécnica do Comando Territorial de Viseu, UEPS da Coimbra e dos Bombeiros Voluntários de Vizela.
Município de Vizela agradece a todos os envolvidos
A Câmara Municipal de Vizela, em nota enviada à nossa redação, agradece a todas os envolvidos e que se empenharam no resgate do homem desaparecido no Monte de S. Bento.
De destacar que o homem, de 85 anos, se encontrava desparecido desde o meio da tarde de domingo, depois de sair de casa para uma caminhada até ao Santuário de S. Bento.
Assim, e ao longo das últimas horas, foram efetuadas buscas intensas no Monte de S. Bento, onde estiveram presentes mais de 30 operacionais, a saber:
- 4 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Vizela
- 2 equipas da GNR Vizela
- 1 equipa da GNR de Lordelo
- 1 equipa da GNR de Guimarães
- 2 Equipas de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR
- 2 equipas do Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR
- 2 drones – um dos Bombeiros Voluntários de Vizela e um da GNR de Coimbra
- VMER de Guimarães
- 1 viatura da Proteção Civil da Câmara Municipal de Vizela
Desde Bombeiros de Vizela e de todas as outras corporações presentes, à Proteção Civil e à Guarda Nacional Republicana, todos contribuíram para um desfecho com sucesso, tendo o homem sido resgatado ao inicio da manhã de segunda feira, estando estável e apresentando apenas alguns ferimentos ligeiros, pelo que foi transportado ao Hospital de Guimarães, acompanhado pela família.
Por último, um agradecimento muito especial ao Comando dos Bombeiros de Vizela e aos seus homens, que desde o primeiro momento se esforçaram no resgate e salvamento do desaparecido, continuando a honrar o Concelho e a prestar um contributo essencial na defesa de pessoas e bens.