Governo cria apoio para alimentação Animal
Para os agricultores que foram afetados pelos incêndios em Portugal continental. o governo criou um apoio dotado num total de 500,000 mil euros destinado à alimentação animal.
Os incêndios que se propagaram por um número conjunto de concelhos em todo o país, com uma forte incidência nas regiões do centro e do norte, destruíram maioria dos pastos para a alimentação do gado grande e médio porte (bovino, ovino, caprino e equídeo);
Por esta razão, o governo pretende distribuir entre muitos agricultores uma dotação global de meio milhão de euros! Beneficiarão todos os aqueles que possuam ovinos, caprinos, equídeos e bovinos no qual as suas explorações foram afetadas pelos incêndios ocorridos no território nacional.
De forma a poderem-se candidatar e receberem o apoio, os produtores basta terem os animais registados no Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA) ou no Registo Nacional de Equídeos (RNE). As candidaturas estarão disponíveis de 17 a 24 de agosto e o formulário encontrar-se-á no portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).
Porém, o Ministério da Agricultura, afirmou que se as candidaturas aprovadas ultrapassarem o montante referido, o pagamento a cada produtor será reduzido para ser proporcional a cada candidato.
in Lusa