“GUERREIROS DO MEDITERRÂNEO” TREINAM EM PORTUGAL
Militar da Força de Operações Especiais (FOE) do Exército Português no decurso do exercício multinacional “Guerriers de la Méditerranée” (“Guerreiros do Mediterrâneo”) no âmbito da “Iniciativa 5+5 Defesa”, entre 29 de Maio e 2 de Junho de 2023, em Mafra, no “Centro de Excelência de Combate em Áreas Edificadas”, popularmente designado por “Aldeia de Camões”.
O militar português, formado pelo Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) de Lamego, está armado com uma Heckler & Koch HK G28 DMR (“Designated Marksman Rifle”) em calibre 7.62×51mm NATO, equipada com mira óptica Schmidt & Bender 3-12x50mm PM II/LP sobre uma montagem Spuhr QD (QDP 4002). A inscrição gravada, em alemão, na lateral do “frame” da arma, “ROUND LOG! SCHUSSZAHL DOKUMENTIEREN!”, é uma recomendação do fabricante para, visando boas práticas de precisão e manutenção, registar as munições (“Round Log”) disparadas e documentar os resultados (“Schusszahl dokumentieren”). O canivete (no canto inferior esquerdo da foto) é um Gerber modelo “Paraframe”, com lâmina de 3 polegadas (7,6 cm).
A “Iniciativa 5+5 Defesa” nasceu em 2004, por proposta de França, a partir do projecto “Diálogo 5+5” desenvolvido nas décadas de 1980 e 90. “O 5+5 Defesa” agrega iniciativas de cooperação na área da defesa e segurança de 5 países da Europa e 5 da África, todos na região Ocidental do Mediterrâneo – Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Mauritânia, Marrocos, Portugal, Espanha e Tunísia. A presidência, anual e rotativa, é actualmente desempenhada por Portugal, liderada pelo Tenente-General Hermínio Teododo Maio, que sucede a Marrocos e precede a Espanha.
Portugal organizou e participou nesta edição do exercício “Guerriers de la Méditerranée” com as suas Forças de Operações Especiais do Exército e da Marinha, tendo o mesmo decorrido entre 29 de Maio de 2023 e 2 de Junho de 2023 nas regiões de Mafra, Almada e Alcochete.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”