Guimarães define estratégia e objetivos no âmbito do Intelligent Cities Challenge
O Município de Guimarães integra o programa Intelligent Cities Challenge (ICC) que reúne 100 cidades europeias que procuram alcançar um crescimento inteligente e sustentável através da utilização de tecnologias avançadas.
Com vista ao desenvolvimento da estratégia ICC Guimarães, formulação da visão e objetivos, decorrerá um webinar sobre “Cidades inteligentes e sustentáveis: oportunidades e desafios para Guimarães”, no próximo dia 12 de janeiro, às 9h30, com a participação de Ricardo Costa, Vereador do Município de Guimarães e ainda Sérgio Gonçalves, Ricardo Machado e Patrícia Ferreira na alusão ao tema “Digital Cities Challenge” e Intelligent Cities Challenge”. O tema Cidades Inteligentes e Sustentáveis será abordado por Paulo Novais e Nuno Cunha. O debate interativo sobre uma visão partilhada para o futuro digital e verde de Guimarães contará com a intervenção de Augusto Ferreira.
Com a participação neste programa, pretende-se durante os próximos dois anos definir e implementar uma estratégia que contribua para o crescimento inteligente e sustentável do concelho de Guimarães, designadamente nas áreas da conectividade e digitalização, economia verde e qualificação da população ativa.
O desenvolvimento da estratégia ICC Guimarães contará desde o seu início com o envolvimento da comunidade local tendo em vista o diagnóstico e a definição de prioridades nas medidas a implementar. Vários eventos estão já planeados para o ano de 2021 dirigidos às organizações locais incluindo empresas, associações cívicas, instituições públicas, academia e centros de investigação e tecnologia.