Guimarães participou na Conferência Anual da Rede Europeia Eurocities

A Vice-Presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, liderou delegação de Guimarães na Conferência Anual da Rede Europeia de Cidades Eurocities que decorreu em Espoo, na Finlândia.

 

O Município de Guimarães esteve representado na Conferência Anual e Assembleia-Geral da Rede de Cidades Eurocities em Espoo, na Finlândia, que decorreu entre os dias 8 e 10 de junho. A delegação foi liderada pela vice-presidente do Município de Guimarães, Adelina Pinto, e integrou ainda a Coordenadora da Estrutura de Missão – Guimarães 2030, Isabel Loureiro, o Diretor Executivo do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro, e o jovem selecionado no âmbito do programa “Future Mentors” José Mendes.

 
 

A vice-presidente da Câmara de Guimarães representou o Município na reunião de alto nível que juntou os diferentes representantes políticos das cidades europeias. Na ocasião, foi subscrita uma declaração política, apresentada em plenário pelo presidente da Rede Eurocities e Presidente da Cidade de Florença Dario Nardella, que enaltece a importância de “todas as instituições Europeias e governos Europeus acelerarem o processo de candidatura da Ucrânia à integração na União Europeia”.

No discurso do ex-Comissário Europeu Jyrki Katainen, Guimarães foi ainda elogiada por uma das suas boas práticas, a Calculadora Individual da Pegada Ecológica, que tem sido divulgada junto da comunidade, e que representa uma das ações que promove o maior conhecimento do território e o envolvimento dos cidadãos.

 
 

Também na sessão principal, José Mendes teve oportunidade de ser um dos dois representantes dos jovens mentores, explicando a importância desta iniciativa promovida pela Eurocities e que em Guimarães envolveu cinco jovens que foram responsáveis pela mentoria à vice-presidente do Município de Guimarães, e presidente do Laboratório da Paisagem, Adelina Pinto.

No derradeiro dia da Conferência, Guimarães teve, ainda, oportunidade de realizar uma outra apresentação, através da Coordenadora da Estrutura de Missão – Guimarães 2030, Isabel Loureiro, e do Diretor Executivo do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro, intitulada “Cidades construídas pelos Cidadãos – Guimarães 2030” que sublinhou a importância do Ecossistema de Governança Guimarães 2030, assim como as estratégias participativas presentes nos diferentes projetos que têm sido desenvolvidos, quer pelo Laboratório da Paisagem, quer pelo Município de Guimarães.

 

A rede de cidades EUROCITIES foi fundada em 1986 e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias e integra atualmente 140 cidades-membro e 45 cidades parceiras, de mais de 30 países. Guimarães juntou-se em 2015, e tem desenvolvido um trabalho ativo no âmbito do Fórum do Ambiente, copresidindo ao Grupo de Trabalho Áreas Verdes e Biodiversidade, e estando ainda envolvido nos Grupos de Trabalho “Resíduos” e “Água”, e também no Fórum da Cultura.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...