Quantcast
 
 

Guimarães recebeu visita técnicade preparação para o EURESFO

Guimarães recebeu, na passada quarta-feira, a equipa do European Urban Resilience Forum (EURESFO) para iniciar as preparações para o evento. O fórum, que se realizará no âmbito da agenda de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, de 17 a 19 de junho, terá como tema “Abordagens integradas à resiliência que vão além da adaptação” e visa promover a participação cidadã, a inovação e a cooperação local e regional.

 

Esta visita técnica, liderada por Alberto Martins, vereador do Ambiente e da Ação Climática do Município de Guimarães, teve como objetivo dar à equipa do EURESFO a oportunidade de conhecer as boas práticas implementadas no concelho, bem como os desafios e oportunidades que poderão ser debatidos durante a iniciativa.

 
 

Nesse sentido, o vereador Alberto Martins destacou particularmente as questões da habitação e da mobilidade como desafios centrais para este executivo. Sublinhou, ainda, a importância de discutir estratégias que melhorem a qualidade de vida, combatam a pobreza energética e adaptem o parque habitacional existente aos novos riscos climáticos, garantindo habitação digna, eficiente e acessível e aliando adaptação climática a justiça social.

Recorde-se que a edição deste ano do EURESFO decorre em Guimarães, onde reunirá representantes de cidades, especialistas, decisores e outros atores públicos e privados, funcionando como um espaço interativo e informal, centrado na discussão e na ação prática. Ao longo da iniciativa, serão exploradas soluções baseadas na natureza, políticas de adaptação, investimentos, governança e gestão de dados, com vista a apoiar comunidades urbanas mais resilientes.

 
 

Sobre o EURESFO
O EURESFO é um fórum europeu anual dedicado à resiliência urbana, organizado principalmente pelo ICLEI Europe (Governos Locais pela Sustentabilidade) e pela European Environment Agency (EEA). O objetivo do evento é criar sinergias e fortalecer a capacidade de cidades e regiões para enfrentar e responder a desafios como alterações climáticas, desastres naturais e múltiplas crises, através de estratégias práticas, cooperação e troca de experiências.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não