Guimarães reforça estratégia de promoção territorial através das marcas e empresas
A primeira edição do Guimarães Marca Fashion Festival, com o desfile de Jovens Criadores PFN e ainda um preview do Fashion Film Festival, superou as expetativas, envolvendo mais de duas dezenas de empresas e marcas vimaranenses. O grande objetivo desta ação foi a produção de conteúdo digital para promoção do Guimarães Marca e das empresas aderentes, em diversas ações que agora adaptaram o seu formato físico e virtual.
O Vereador do Município de Guimarães, Ricardo Costa, apontou a “estratégia de marketing territorial no intuito de promover a internacionalização das empresas e do território, assim como a estreita ligação aos centros de conhecimento com frutos colhidos na sequência de parcerias de âmbito empresarial com centros de conhecimento para estágios profissionais e até a realização de cursos em contexto de trabalho”.
A curadora do evento, Katty Xiomara, apontou o “grande desafio” pelo envolvimento empresas e marcas de Guimarães, num evento que decorreu na Fábrica ASA e com um Desfile de Novos Talentos e Concurso de Jovens Criadores Portuguese Fashion News (PFN), que regsitou propostas criativas de 21 alunos de várias escolas de moda, a concorrer em duas categorias distintas.
Iryna Benzelyuk (Escola de Moda do Porto) foi a vencedora na Categoria I, seguindo-se Daniela Antunes (Escola de Moda do Porto), Maria Ghira (Lisbon School Design Lisboa) e Sílvia Azevedo (Lisbon School Design Porto). Na Categoria II, os prémios foram atribuídos a Maria João Cunha (Fab. Tecidos Vilarinho), Gabriel Daros (FAUL – João Pereira Guimarães), Helena Mendes (ESAD – João & Feliciano) e Catarina Santos (Modatex – Lemar)
Estas iniciativas visam o envolvimento, através de programação específica, não só do tecido empresarial vimaranense com os centros de conhecimento, escolas profissionais, secundárias, universidades e politécnicos, da área do concelho, dedicados à moda, design, têxteis, multimédia e áudio visuais.