Hospital de Guimarães dispõe de um procedimento cirúrgico de urologia inovador
A partir dos 40-50 anos de idade, 2 em cada 3 homens podem sofrer de Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP). Esta é uma patologia que se traduz em queixas relacionadas com a micção (ex. dificuldade em iniciar ou manter a micção de forma continuada, aumento das idas à Casa de Banho durante o dia ou durante a noite). Esta é uma condição que, embora benigna, afeta imensamente a qualidade de vida de muitos homens.
O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, através do seu Serviço de Urologia, está a realizar um procedimento cirúrgico inovador para o tratamento desta doença. Este consiste na utilização de um tipo de laser (Greenlight – BostonScientific) para realizar a fotovaporização (destruição por vaporização) do tecido benigno e obstrutivo da próstata (mantendo integras a ereção e continência urinária masculinas).
Este procedimento é feito na Unidade de Cirurgia de Ambulatório do HSOG, sendo uma novidade num hospital do SNS a realização desta prática em ambulatório. Até à data de hoje já foram realizadas cerca de 50 cirurgias na nossa instituição.