Quantcast
 
 

ICNF Constrói Cercado para Captura de Cabra-Montesa no Gerês

O ICNF ( Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) no âmbito do Projeto POCTEP GERES-XURES DINÂMICO, iniciou recentemente a construção de um cercado de 8 Ha para maneio e albergue de indivíduos da população de Cabra-montesa (Capra pyrenaica) do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

 
Cercado
DR/Rui Barbosa

A VMTV questionou o ICNF no dia 7 de dezembro sobre a questão da construção da cerca, sobre a deslocação dos indivíduos capturados para outras regiões e qual a finalidade, e segundo o ICNF em comunicado enviado á nossa redação, primeiro no dia 9 e depois no dia 11 de dezembro respondeu que, “Este cercado tem como principais objetivos a manutenção de um núcleo fundador que possa acudir a eventuais problemas de extinção local provocados por surtos de zoonoses ou para estabelecimento de novas populações e aquisição de experiência, por parte dos nossos técnicos, na captura e manipulação de indivíduos desta espécie de forma a permitir a realização de ações de estudo e gestão de populações, nomeadamente de rastreio sanitário ou de diversidade genética.

 
 
Cercado
DR/Rui Barbosa

O cercado será instalado no Gerês, numa área de aproximadamente 8 ha, onde ocorrem maioritariamente matos, afloramentos de grandes rochas graníticas e uma pequena área florestal, estando adaptado à permanência autónoma da espécie em perfeitas condições. Possui um capturador fixo que vai permitir a captura dos animais para controlos ao nível sanitário e para que possam ser manipulados.
Neste projeto estão ainda incluídos dois capturadores móveis para permitir a captura de indivíduos da população exterior.”

Esta era já uma resposta que estava online no sitio web do ICNF e publicado no 8 de dezembro(Feriado Nacional).

 
 
Cercado
DR/Rui Barbosa

A população do Gerês tem se questionado sobre a verdadeira razão para a construção deste cercado bem como a captura de indivíduos da população de Cabra-montesa, nomeadamente a translocação para outros locais do país e para outras finalidades.

Questionado que foi o ICNF nesse sentido, o mesmo nos respondeu dizendo que, “Qualquer eventual translocação de indivíduos de Cabra-montesa irá obedecer a um prévio estudo das condições de sustentabilidade dos potenciais novos locais a colonizar pelos mesmos.

 

De momento, o ICNF está a analisar a possibilidade de proceder a translocações para outros locais dentro do PNPG, sendo que de momento consideramos ainda não ser adequado revelar quais, pois os nossos estudos ainda se encontram a decorrer.

Esses estudos e as eventuais ações de translocação visam unicamente uma melhoria ao nível da conservação da população e das comunidades naturais.”

 
Cercado
DR/Rui Barbosa

De referir que passado ano de 2019 o ICNF apoiou a realização das I jornadas internacionais de sustentabilidade económica dos espaços ordenados e protegidos , a vocação cinegética do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Cabra Montesa


Estas jornadas eram organizadas pelo Clube Português de Monteiros e pela SCI- Lusitânia Chapter, organizações ligadas ao mundo da caça, que entretanto anularam as mesmas.
Veja aqui na integra a noticia de 2019:
https://vieiradominhotv.sapo.pt/suspensas-i-jornadas-internacionais-sobre-sustentabilidade-economica-dos-espacos-ordenados-e-protegidos-no-pnpg/

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...