II Encontro da Diáspora junta centenas de Investidores
Mais de 575 representantes de empresas, câmaras de comércio e associações de portugueses de 36 países encontraram-se no passado mes de dezembro em Viana do Castelo para fomentar parcerias de investidores da diáspora e a partilha de experiências.
O segundo Encontro de Investidores da Diáspora foi organizado pela Secretaria de Estado das Comunidades, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora e contou com a presença de dezenas de governantes e representantes de entidades e agências públicas de Portugal e do estrangeiro.
Os participantes chegaram de vários países, nomeadamente de França, Brasil, Alemanha, Estados Unidos da América e Moçambique.
Entre as áreas de atividade mais relevantes, destacam-se o comércio, a indústria, a construção, a tecnologia e o turismo. O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, disse ter feito tudo para «criar uma atmosfera propícia ao investimento com origem na diáspora, juntando agentes empresariais e entidades ligadas às mais diversas áreas de atividade».
O objetivo, explicou, é «fomentar o debate, a partilha de experiências e promover o lançamento de eventuais parcerias».
Com o lema «Conhecer para Investir», o Encontro começou com intervenções do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do Secretário de Estado das Comunidades e do Presidente da Câmara Municipal, de Viana do Castelo, José Maria Costa.