Quantcast
 
 

Implantação da República, 5 de outubro de 1910

Diversas forças militares sublevam-se na noite de 3 para 4 de outubro 1910 contra a monarquia. Após acesos combates esta é derrubada e dois dias depois proclama-se a República.

 
republica

A mudança começou um pouco lá atrás, nos finais do século XIX, na sequência de um crescente descontentamento do povo perante a governação pouco enérgica ou eficiente do soberano, o rei D. Carlos, que levou à criação de um partido político favorável à mudança de regime, abolindo-se a monarquia – o Partido Republicano Português (PRP). Este partido foi ganhando cada vez mais adeptos, ao mesmo tempo que aumentava a instabilidade em todas as instituições e na sociedade em geral, sentindo-se o desgaste do regime político.

 
 

Em 1 de fevereiro de 1908, o rei D. Carlos e o seu filho mais velho foram mortos com tiros na Praça do Comércio, em Lisboa. Tratou-se de golpe de estado que se designa por regicídio (assassinato de um monarca). O filho mais novo do rei, D. Manuel II, sucedeu ao pai, mas a instabilidade política e social aumentou de tal maneira que os republicanos se impuseram pela força, com a ajuda do exército e da marinha e a família real portuguesa foi obrigada a partir para o estrangeiro.

Assim, a 5 de outubro de 1910, às 9 horas, a República foi proclamada nos Paços do Concelho de Lisboa, edifício onde se localiza a Câmara Municipal.

 
 

Logo no dia 5 o rei e a família abandonam Portugal embarcando na Ericeira a caminho do exílio.

Após a proclamação da República, foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.

 

O primeiro presidente da República foi Manuel de Arriaga (1840-1917), eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.

Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do País, como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.

 

A Assembleia da República comemora a Revolução de 5 de Outubro de 1910 com a abertura do Palácio de São Bento para visitas livres, exposições e música.

Programa 5 de outubro de 2022

. Visitas livres ao Palácio de São Bento | 15h00-18h00

. Exposição das maquetas do concurso para a Estátua da República da Sala das Sessões 

. Exposição “A Primeira Constituição Portuguesa – 1822” | Visitas guiadas às 16h00 e 17h00

. Exposição fotográfica da Coleção Joshua Benoliel

. Concerto da Orquestra Clássica do Sul | 18h00 | Sala do Senado 

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...