Iniciativa “O Melhor Estudante na UMinho”
Cerca de 350 dos melhores estudantes de escolas secundárias e colégios do Norte do país vão contactar entre esta quarta e sexta-feira com cientistas da Universidade do Minho. A iniciativa, designada “O Melhor Estudante na UMinho”, vai apresentar a oferta formativa da UMinho e evidenciar a investigação que se faz nesta academia, da qual poderão vir a tomar parte.
O programa decorre sempre das 17h30 às 19h00 e em formato online, devido ao contexto pandémico. Prevê-se esclarecer dúvidas sobre o quotidiano e os cursos da UMinho e abordar 24 projetos científicos. Vai ser possível aprofundar, por exemplo, a construção de um mosteiro, os mistérios do cérebro, as alterações climáticas nos rios, os movimentos nacionalistas, as interações humano-robô, as pandemias na História, o sucesso escolar de minorias, as diferenças culturais nas decisões judiciais, os limites da memória, o rendimento básico incondicional ou a promoção da saúde nas escolas, entre outros temas.
Os participantes são provenientes de 50 estabelecimentos de ensino dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto e Aveiro. Há a intenção de os integrar ainda, até ao final do ano letivo, em sessões práticas nos centros de investigação da UMinho, mediante a evolução do contexto sanitário. O objetivo é promover a interação direta e pessoal daqueles estudantes com docentes e investigadores das suas áreas de preferência.
O programa “O Melhor Estudante na UMinho” foi concebido pela Reitoria como uma abordagem inovadora de aproximar a academia dos mais jovens, incentivando-os a fazer formação superior de qualidade e investigação de ponta, para além de sensibilizar a comunidade em geral para o conhecimento produzido nesta universidade.