Instituto de Ciências Sociais da UMinho comemora 49 anos
O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho celebra o seu 49º aniversário esta segunda-feira, dia 10, com uma cerimónia pelas 14h30, na Sala de Atos do Instituto, no campus de Gualtar, em Braga. Esta cerimónia dá início à preparação das comemorações dos 50 anos desta unidade orgânica de ensino e investigação, com a apresentação do programa “Rumo aos 50 Anos”.

A sessão conta com as intervenções Vice-Reitora da UMinho para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva, da presidente do ICS, Ana Paula Marques e da presidente das Comemorações dos 50 Anos do ICS, Teresa Ruão. Proceder-se-á, ainda, à entrega de prémios académicos e serão homenageados os professores Joaquim Costa e Paula Mascarenhas.
Do programa faz também parte a conferência “Desumanização e Recursos de Esperança”, proferida por Richard Zimler, jornalista, escritor e professor nascido nos EUA e radicado no Porto desde 1990, sob a moderação da professora Madalena Oliveira. No âmbito do seu aniversário, o ICS promove igualmente o lançamento do livro “Guerra e Paz: riscos, dinâmicas e horizontes de futuro” apresentado por Conceição Meireles Pereira.
O Instituto de Ciências Sociais é uma das maiores unidades de ensino e investigação da UMinho, tendo valências nos campi de Gualtar e Azurém (Guimarães). Oferece seis licenciaturas, dez mestrados e seis programas doutorais. Está organizado em quatro departamentos – Ciências da Comunicação, Geografia, História e Sociologia – e quatro centros de investigação – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT, em parceria com a Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho), e os polos do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-Nova/UMinho) e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho). O portal oficial é www.ics.uminho.pt .


