Quantcast
 
 

Investigadores do Politécnico de Viana do Castelo entre os melhores do mundo

O ranking, considerado o de maior prestígio mundial, foi publicado pela Universidade de Stanford (EUA) em conjunto com a editora holandesa Elsevier BV, tendo em conta mais de 186.000 investigadores, distribuídos por 22 domínios científicos e 176 subdomínios.

 
ipvc

O docente da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do IPVC, Filipe Manuel Clemente, merece destaque na área das Ciências do Desporto e é o 2º português em apenas seis, e o único de um Politécnico. Os tópicos de interesse e investigação de Filipe Manuel Clemente centram-se na metodologia do treino desportivo, com particular ênfase na avaliação e controlo do treino. Das publicações mais recentes, destacam-se as que “procuram monitorizar o impacto do exercício na prontidão de atletas de modalidades desportivas coletivas através da utilização de biossensores”, adianta. Adicionalmente, realçam-se ainda “as publicações relativas à identificação de variáveis determinantes para a manifestação do desempenho e aos estudos de intervenção que procuram atestar a eficácia e segurança de métodos de treino em atletas”, informa o docente da ESDL-IPVC. Finalmente, ao longo dos últimos anos, Filipe Manuel Clemente tem procurado “sintetizar quantitativamente e qualitativamente as principais evidências sobre o impacto de determinados métodos de treino em atletas, a partir da condução de revisões sistemáticas e meta-análises”.

 
 

Já o investigador Leonel Nunes, docente da Escola Superior Agrária (ESA) do IPVC, é o 11º investigador português na área da Energia, ocupando o 33.º lugar; sendo o 1º investigador de um Instituto Politécnico a ser citado (existem quatro) no ranking. “Os artigos publicados enquadram-se dentro da área da Energia, principalmente na subárea das Energias Renováveis, com o foco na Energia da Biomassa”, avança o docente da ESA-IPVC, referindo que estes artigos resultam do trabalho de investigação que tem conduzido ao longo dos últimos anos, através de um conjunto de projetos e parcerias com entidades nacionais e internacionais. Recentemente, Leonel Nunes também se tem dedicado ao estudo das alterações climáticas, “com o foco no impacte que as alterações climáticas têm nos ecossistemas, principalmente pelo crescente aumento do risco relacionado com os fogos rurais”.

Listagem realça o mérito científico

 
 

De destacar que a World’s Top 2% Scientists list é desenvolvida por um grupo de peritos e fornece informações padronizadas, entre outros, sobre citações e índice h, tendo como finalidade a criação de uma base de dados disponível ao público, de forma a permitir reproduzir os cálculos dos indicadores e combater os abusos da sua utilização.

O ranking alicerçou-se na Scopus (base de dados de referência para a FCT), utilizando dados de mais de 8 milhões de cientistas considerados ativos em todo o mundo. Esta listagem (https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/3) realça o mérito científico e permite aferir o impacto ao longo da carreira (contabiliza as publicações até 2020) e nela constam 480 investigadores com afiliação nacional, 12 dos quais pertencentes a seis politécnicos.

 

Também o investigador do IPVC Gaspar Rego integra este ranking dos cientistas mais citados a nível mundial, posicionando-se entre os melhores do mundo na área de Optoelectrónica e Fotónica. Gaspar Rego é o 9.º investigador português (em 17) na lista e o único de um Instituto Politécnico, sendo ainda um dos 11 investigadores do INESC TEC referenciados no ranking.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não