Quantcast
 
 

Inovação social sustenta criação de saco ecológico Namorar Portugal

Um saco ecológico, produzido com materiais têxteis reutilizados e através da conjugação de competências de diferentes instituições, é o resultado de um projeto de inovação social que dá corpo a um novo produto da marca Namorar Portugal.

 

Inspirado nos Lenços de Namorados, o saco de pano desenvolvido pela ‘Re.store’ foi apresentado hoje na Casa do Conhecimento de Vila Verde, com a participação dos diferentes parceiros num processo de produção “inovador, solidário e promotor da sustentabilidade ambiental”.

 
 

“É uma peça lindíssima com uma mensagem forte de amor ao planeta e no combate ao plástico, verdadeiro flagelo do nosso planeta. Faz voltar-nos ao tempo das nossas avós, que usavam sacos de pano no seu dia a dia. Elas é que sabiam e tinham razão”, anotou a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes.

Na apresentação do “saco Namorar Portugal – feito com amor e inclusão”, a autarca mostrou-se convicta do sucesso do novo produto, que representa também “uma mais-valia especial para a inclusão e valorização de utentes de instituições de solidariedade envolvidas no projeto”.

 
 

Num processo liderado pela ‘Re-Store’ – nova parceira Namorar Portugal – e com design gráfico idealizado por alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde, a costura dos tecidos reutilizados foi assumida por pessoas que integram o programa de envelhecimento ativo da CuidarMais24. Os bordados decorativos foram concretizados por utentes da APPACDM-Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental.

Como explicou Sílvia Correia, da ‘Re.store’, a produção assenta na remuneração do trabalho, nomeadamente dos utentes das IPSS envolvidas, servindo como fonte de receita para investimento em novas atividades e também como atividade terapêutica.

 

Sandra Santos, da ‘CuidarMais24’, e Bruno Ramos, da APPACDM de Braga, agradeceram a possibilidade de participar no projeto, destacando o seu forte impacto para a inclusão e a integração social dos seus utentes, alguns dos quais marcaram presença na sessão apresentação do novo produto Namorar Portugal.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...