Já abriu a 40ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos
Já estão abertas as portas da 40ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. Esta sexta-feira, na tradicional abertura oficial, a vereadora da Cultura, Elisa Braga, acompanhada por demais membros do Executivo Municipal, percorrendo o recinto da Mostra, deu as boas-vindas a todos os artesãos e desejou-lhes sucesso neste certame.
“O artesanato é um dos elementos mais significativos e identitários do nosso concelho. Não é por acaso que Barcelos ostenta o título de Cidade Criativa da UNESCO na categoria de Artesanato e Arte Popular. Com a realização desta Mostra e de outras iniciativas, o Município demonstra que este setor é estratégico para a afirmação de Barcelos no contexto nacional da arte popular”, sublinhou a vereadora Elisa Braga.
A Mostra deste ano reúne cerca de cento e trinta stands, quatro dos quais são relativos a mais quatro Cidades Criativas: Covilhã, Caldas da Rainha, Manises (Espanha) e Porto Novo (Capital Benim).
O certame prolonga-se até ao dia 6 de agosto, e culmina com a Gala do Artesanato, na qual vão ser homenageados alguns artesãos do concelho.
Artesanato, animação, gastronomia e música
A Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos volta a reunir em Barcelos o que de melhor se faz no concelho e no país no artesanato e na arte popular. São mais de cem artesãos e de 130 stands que no emblemático Parque da Cidade permitem o contacto direto o trabalho ao vivo, juntamente com um diversificado programa de animação, com particular destaque para o folclore internacional e para os concertos musicais que este ano contam com a presença da Banda Atlantis; Augusto Canário, Sérgio Mirra, Bárbara Tinoco e Aurea.
A gastronomia é outro ponto forte desta iniciativa. No local, está instalada uma Praça de Alimentação à sombra de um frondoso arvoredo, onde diversas associações concelhias servem pratos típicos e petiscos da região, possibilitando jantares de convívio a famílias e grupos de amigos.
Workshops criativos e trabalho ao vivo
Com o a meteorologia a prever tempo quente, os 10 dias da Mostra serão uma ótima oportunidade para ficar a conhecer melhor o maravilhoso mundo criativo dos artesãos de Barcelos, já que na sua esmagadora maioria vão estar a trabalhar ao vivo durante o decorrer do certame. Simultaneamente, e também todos os dias, haverá Workshops criativos de diversas áreas das diversas áreas da atividade artesanal, com particular destaque para os trabalhos em barro.
A mostra deste ano voltará a homenagear os artesãos do concelho, com a realização da “Gala do Artesanato”, no último dia do certame.