Legislativas 2022: BE denuncia estado de degradação da Escola Secundária de Amares
Por iniciativa da Associação de Estudantes, os candidatos do Bloco de Esquerda, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira reuniram com a Associação de Estudantes e fizeram uma visita às instalações da Escola Secundária de Amares.
A escola foi inaugurada em 1985 e desde então nunca foi alvo de reabilitação, a não ser a remoção do amianto dos passadiços entre blocos. Durante a visita, os candidatos puderam observar as inúmeras infiltrações nas salas de aula, o estado degradado da caixilharia original que impede o isolamento térmico, de verão ou de inverno, o estado avançado de degradação das canalizações de água potável e dos balneários, e as coberturas dos edifícios que ainda são de amianto.
A Diretora do Agrupamento, Flora Monteiro , que acompanhou a visita, referiu que não foram referidas as razões que excluíram esta escola do programa de reabilitação do edificado escolar no âmbito da parque Escolar e que a autarquia, que já reabilitou a escola EB 2,3, não mostra abertura para fazer o mesmo na secundária.
A Associação de Estudantes demonstrou preocupação pelo estado degradado da escola, o qual tem contribuído para que muitos alunos e alunas optem por escolas secundárias de Braga, apesar da qualidade do processo ensino-aprendizagem e dos múltiplos projetos em que a escola secundária está envolvida.
Para os candidatos do Bloco de Esquerda é urgente a requalificação desta escola, pelo que representa em termos de proximidade à população discente de Amares, à construção de identidade e no contributo para a coesão territorial. Mas ainda, não é racional que os alunos se desloquem para a cidade de Braga, pois representa o agravamento das condições de deslocação entre estes dois concelhos, com sobrecarga dos parcos transportes públicos e com implicações ambientais por significar maior afluxo de trânsito automóvel com emissão de gases poluentes para a cidade de Braga.
Tal como consta no Programa Eleitoral do Bloco de Esquerda, os candidatos defendem a requalificação urgente desta escola secundária, que é uma referência de qualidade para o concelho.