“Levadas do Alvão”: Conferência apresenta projeto de turismo de natureza em Mondim de Basto
Mondim de Basto está a fazer nascer um projeto de turismo de natureza que será um elemento de promoção turística, mas também social e até cultural denominado de “Levadas do Alvão”.
As levadas são bem mais do que meros canais criados para transporte de água para a irrigação dos campos. São uma prova histórica, e ainda viva, da vontade e resiliência do homem em colaborar com a natureza, com vista ao desenvolvimento das suas próprias comunidades.
A 20 de junho, o Município de Mondim de Basto promove uma conferência que abordará a forma como o turismo pode ser um fator de desenvolvimento com potencial para reduzir as assimetrias territoriais, económicas e sociais, com destaque para a apresentação do projeto “Levadas do Alvão”.
“Trata-se de um evento que vai reunir diferentes intervenientes, com responsabilidades e funções distintas, que evidencia a importância de trabalharmos em rede quando falamos de coesão e promoção territorial”, refere Bruno Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto.
O autarca que será responsável pela apresentação do projeto no dia da Conferência, pretende ainda, com a realização deste evento, “fazer justiça aos antepassados da nossa terra que colocaram a natureza ao serviço do desenvolvimento local”.
A iniciativa decorre a partir das 09h30, no Favo das Artes – Casa da Cultura e traz a Mondim o geógrafo e investigador, Raimundo Quintal, um autor e investigador com fortes ligações às Levadas da Madeira que, refira-se, contaram com a participação ativa dos transmontanos.
No caso de Mondim de Basto existe uma única levada homologada e sinalizada, a de Piscaredo, numa extensão de 8km e que remonta ao século XIII.
O objetivo passa agora por criar uma rede de Levadas do Alvão.
Esta Conferência contará ainda, entre outros, com a participação do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda; da Adjunta do Gabinete da Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, Susana Fontinha; do Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins; do Presidente da CCDRN, António Cunha, do Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Empresas e Congressos, Animação Turística e Eventos, António Marques Vidal e do Reitor da UTAD, Emídio Gomes e como referido o Geógrafo e Investigador, Raimundo Quintal.
“Conversa em torno das Levadas, uma história singular ao serviço do homem” e “Conversa sobre a coesão dos territórios e desenvolvimento sustentável: desafios e oportunidades” são os dois painéis que contarão com a participação de decisores políticos mas também académicos e empresários do setor.
À tarde, os convidados terão ainda oportunidade de realizar uma visita guiada a alguns pontos das Levadas do Alvão.