“Liga-te de novo. Liga-te à vida” nova experiência sensorial da MEO que faz a ligação a sons, cheiros e sabores
A tecnologia permitiu que durante a crise de saúde pública da COVID-19 nos mantivéssemos ligados à família e amigos. Agora a MEO avança com um novo posicionamento, explorando o que é mais característico do lado emocional e sensorial.
MEO estreia uma nova experiência sensorial que faz a ligação a sons, cheiros e sabores
O novo posicionamento e a nova campanha receberam foram desenvolvidas sob o mote “Liga-te de novo. Liga-te à vida” e quer marcar a diferença face ao período de confinamento que atravessámos nos últimos meses, mobilizando os utilizadores para as componentes emocionais e sensoriais.
“Os últimos meses, em particular desde março, foram momentos desafiantes, em que a importância da tecnologia foi ainda mais relevante. Passou a fazer parte indissociável da nossa vida e de tudo o que faziamos […] Há até um novo paradoxo, a tecnologia que afastava os que estavam próximos, agora aproxima os que estão longe “, afirmou Alexandre Fonseca durante a apresentação na conferência de imprensa. Não só a nível pessoal, mas no teletrabalho, o CEO da Altice Portugal lembrou que isto só foi possível pela infraestrutura que existe no país, que foi capaz de absorver o aumento de tráfego de internet e voz sem falhas, mostrando a sua resiliência.
Alexandre Fonseca salientou ainda que esta tecnologia foi fundamental para o sucesso do confinamento em Portugal durante a pandemia da COVID-19, garantindo o teletrabalho, a telescola, e que os agentes de serviço de saúde asseguravam o seu trabalho, mas também as forças de segurança. “Os novos paradigmas da vida pessoal e das empresas foi alterado. Decisões que tomariamos em meses, ou em anos, tivemos de tomar em minutos”, afirma, recordando que isso foi feito com sucesso, como a decisão de enviar em muitos casos 90 a 100% da força de trabalho para casa.
A importância da rede de fibra ótica, e da sua capilaridade, foi realçada com esta crise pandémica, e foi graças a ela que em muitos locais as pessoas continuaram ligadas ao mundo e à vida, explica, dizendo que “estamos com mais de 85% dos lares em fibra ótica”, um investimento de um operador privado sem financiamento e apoio. Mas “para chegar a 100% será necessária uma nova fase, de investimento privado e público, levando as redes de nova geração a quase todos os portugueses”, alerta.
Em 2018 a Altice Portugal apresentou a marca MEO, já assente na humanização, mas que agora está a ser refrescada com um novo posicionamento, explorando o lado humano e sensorial, ligando as pessoas à vida. Para a nova campanha foi desenvolvida uma fragrância única, uma nova identidade sonora e novos sabores, tornando-se a MEO uma das primeiras marcas portuguesas a trabalhar a sua identidade multissensorial e a primeira a desenvolver uma identidade sonora binaural em 8D, com efeito 360 e esférico.
“Tudo o que aconteceu foi incorporado no nosso processo criativo”, explica João Epifâneo, responsável pela área de consumo da Altice Portugal, que lembrou também que a empresa lançou uma campanha publicitária poucas horas depois de ter sido declarado o estado de emergência com o confinamento devido à COVID-19. “Tudo o que tínhamos planeado para 2020 passou a ser diferente, o contexto passou a ser diferente”, explica, dizendo que este propósito de voltar a ligar as pessoas à vida é um propósito com uma dimensão na atitude e pretende chamar a sociedade a voltar a relacionar-se e a gerar riqueza”, justifica o Chief Sales Officer/B2C.
Nesta nova campanha e reposicionamento do MEO, os sentidos surgem como um passo natural na evolução da humanização da marca e uma oportunidade única para materializar o propósito da marca, desafiando as pessoas para novas experiências e novas oportunidades, mesmo que para isso seja necessário sair da zona de conforto. “Humanizar surge assim, com o verdadeiro sentido de reinventar, experienciar e recomeçar”, refere a empresa.
O posicionamento foi trabalhado com os embaixadores da marca e vai estar presente numa campanha publicitária que arranca ainda esta semana, mas também nas lojas da MEO, que vão passar a dispor da identidade olfativa com a fragância, da identidade auditiva com o som, ambos criados por Lourenço Lucena, e da identidade gustativa através dos rebuçados do Chef Chakall e do café da Simpli Coffee criados exclusivamente para a marca MEO.
Os centros de atendimento vão também ter uma playlist com a identidade sonora MEO e, em meo.pt, com uma experiência multissensorial inovadora que recria os 5 sentidos em ambiente digital.