Ligadas em rede, Academias Seniores de Famalicão com reconhecimento da Organização Mundial de Saúde
As Academias Seniores de Famalicão juntaram-se na passada sexta-feira no terceiro piquenique anual das Academias Seniores de Vila Nova de Famalicão, um convívio realizado no Parque de Lazer de Gondifelos.
Este foi também o primeiro momento que juntou as 13 Academias Seniores já existentes no território e que integram a recém-constituída Rede de Academias Seniores de Famalicão, formalizada com o objetivo de juntar todos os polos constituídos nas diferentes freguesias, de forma a interligar todas as Academias Seniores do território.
“É um grande momento e uma enorme satisfação ver o sorriso estampado nos rostos destas pessoas” realçou o Presidente de Câmara Mário Passos, lembrando a importância deste trabalho dinamizado pelo Município, que de forma descentralizada tem promovido o programa, que procura a melhoria da qualidade de vida da população sénior famalicense, a promoção do envelhecimento ativo e o combate à exclusão e ao isolamento.
O Município, de forma a acompanhar o crescimento destes núcleos pelas freguesias, aprovou recentemente a constituição da Rede de Academias Seniores, que vai interligar todas elas. “É um programa, de um conjunto vasto de políticas transversais e abrangentes para este grupo etário, que fornecem condições para que se mantenham ativos e saudáveis tanto do ponto de vista físico, como psíquico, que se está a espalhar pelo território e a criação da rede vai servir para promover uma ação concertada e também criar laços entre todos, com partilha de iniciativas e de ações como esta que aqui realizamos” acrescentou o autarca.
Integram esta rede a Academia Sénior de Requião, Academia Sénior de Delães, Academia Sénior de Brufe, Academia Sénior de Carreira e Bente, a Academia Sénior de Gavião, a Academia Sénior de Gondifelos, a Academia Sénior de Joane, a Academia Sénior de Nine, a Academia Sénior de Oliveira Santa Maria, a Academia Sénior de Pedome, a Academia Sénior de Riba de Ave, a Academia Sénior TUSEFA e a Academia Sénior de Vila Nova de Famalicão.
Famalicão foi recentemente reconhecido por levar a cabo políticas públicas direcionadas às pessoas seniores, com a integração na Rede Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.
Recorde-se ainda que estas boas práticas já haviam recebido no último ano a distinção da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento, num reconhecimento pelas práticas sociais relacionadas com a promoção do envelhecimento ativo junto da comunidade, nomeadamente pela criação deste projeto das Academias Seniores no concelho.