Lígia Santos é apresentada amanhã como Chef residente da Cozinha experimental da Praça
É já amanhã, sábado, dia 22 de maio, pelas 16h30, que a Praça – Mercado Municipal de Famalicão vai abrir o seu novo espaço dedicado à Cozinha Experimental, com a apresentação da Chef Residente Lígia Santos.
O espaço de Cozinha Experimental dedicado à promoção de workshops, degustações, showcookings, etc.
Servirá como uma ferramenta para uma programação gastronómica atrativa, constituindo um lugar de experimentação e aprendizagem, no qual se valoriza a missão do Mercado Municipal, não só como um espaço de negócios (mercado de trocas), mas também como um local de sociabilização (mercado de encontros), que incentiva aprendizagens abertas e transversais (mercado de saberes).
Num contexto em que cada vez mais se viaja em busca de uma oferta gastronómica diferenciadora, foi criado o programa “Chef Residente” que consiste numa colaboração ao longo de um ano com um Chef da região, que fará o acompanhamento e consultoria na programação anual do Mercado.
O papel de Chef Residente é assumido por um chef de renome da Região, com uma ligação profunda à sua gastronomia e ao território. Este será o principal rosto do programa de animação e o curador principal do Mercado Municipal.
Assim, esta iniciativa conta com os contributos de 3 profissionais reconhecidos que constituem a equipa que estará responsável pela dinamização da cozinha experimental nos seus primeiros anos de funcionamento. Esta equipa é constituída pela Chef Lígia Santos, a curadora do primeiro ano, seguindo-se o Chef Álvaro Costa em 2022 e o Chef Renato Cunha em 2023.
O primeiro convidado da cozinha experimental da Praça é, também, o primeiro Chef Residente a exercer curadoria, a Chef Lígia Santos, que, aproveitando o fim de semana dedicado à diversidade intercultural e à cozinha internacional, irá dinamizar um showcooking, com o tema “Como internacionalizar os produtos do nosso Mercado”, dando assim início às atividades dos “Sábados na Praça”.
Este novo espaço de cozinha experimental fica, a partir desta data, ao serviço dos munícipes para promoção de workshops, degustações, showcooking, entre outros, valorizando a aprendizagem relacionada com alimentação.