“Local” do Instituto Nacional das Artes do Circo com novas datas
Por motivos de lesão do intérprete principal, as datas previamente anunciadas para os municípios de Famalicão e Guimarães do espetáculo “Local”, promovido pelo Instituto Nacional das Artes do Circo – INAC no âmbito do projeto “Quadrilátero Cultural”, vão sofrer alterações, mantendo-se a calendarização prevista para os concelhos de Braga e Barcelos.
A estreia da nova criação do INAC passa assim a decorrer em Barcelos, na Frente Ribeirinha, a 27 de junho, seguindo para o Parque da Ponte, em Braga, no dia 3 de julho. A apresentação do espetáculo no Campo de São Mamede, em Guimarães, foi reagendada para o dia 10 de julho, encerrando em Vila Nova de Famalicão, no anfiteatro do Parque da Devesa, no dia 15 de julho.
Todos os espetáculos são apresentados às 19h00, têm entrada livre, mas limitada à lotação do respetivo recinto. Em Famalicão, obriga ao levantamento do ingresso no local a partir de uma hora antes, isto é, a partir das 18h00 do dia 15.
O projeto Quadrilátero Cultural integra quatro conceitos artísticos em circulação pelos quatro municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães. Famalicão irá apresentar o circo contemporâneo e recebe o Ciclo de Piano Contemporâneo de Braga, a dança contemporânea de Guimarães e “Instrumentistas de Exceção” de Barcelos.
O espetáculo “Local” pretende continuar a renovar o conceito de apresentação de circo contemporâneo em espaços não convencionais, criando relação cenográfica e de proximidade com o público e com as cidades, relacionando-se também, com o seu património. “Local” é uma reflexão sobre isso mesmo, mas também sobre a ancestralidade dos territórios onde serão apresentados, encontrando os pontos de encontro entre as várias cidades, o que as une e foi separando ao longo do tempo, através da expressão de uma prática artística que une também disciplinas artísticas e estéticas.
Esta criação, que conta com direção artística e encenação de Bruno Machado e Juliana Moura e interpretação de artistas nacionais e internacionais (Diogo Santos, Mau Jara, Pietro Barilli, Gaspar Ribeiro, Victor Abreu, Martina Mugheddu), cenografia de André Filipe Santos, composição musical de Luca Argel, é também ela um cruzamento de referências, nacionalidades e experiências, cuja fusão resultará na experimentação de um objeto artístico incomum, em espaços de apresentação incomuns e do dia-a-dia dos habitantes e visitantes, como são o anfiteatro do Parque da Devesa, em Famalicão, ou os locais dos centros históricos como são o Campo de São Mamede, em Guimarães, o Parque da Ponte, em Braga, e a Frente Ribeirinha, em Barcelos, que prometem imagens únicas.
O Quadrilátero Cultural é um projeto financiado pelo programa operacional NORTE 2020, através do FEDER [Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional].
Workshop “Bastidores
O espetáculo “Local” é acompanhado do laboratório “Bastidores”, dirigido por Bruno Machado e Juliana Moura, tendo como base a desconstrução do processo criativo do espetáculo e o desenvolvimento de públicos para as artes performativas e circo contemporâneo. O workshop proposto, baseia-se na reflexão sobre a metodologia utilizada no processo de criação, através do vídeo-documentário e a videoarte, usando igualmente alguns dos exercícios efetuados durante o período de criação do espetáculo, aproximando a comunidade do processo criativo do espetáculo e sensibilização artística para o circo contemporâneo.
Famalicão: 8 de junho 2021, Terça-Feira – 14h00-17h00 – Alameda do Mosteiro de Landim
Braga: 21 de junho 2021_Segunda-feira – 10h00-13h00 – Pátio Exterior do GNRation
Barcelos: 22 de junho 2021, Terça-feira – 16h00-19h00 – Largo Dr. Martins Lima – em Frente ao Teatro Gil Vicente
Guimarães: data a anunciar – Palácio Vila Flor