Luto e silêncio na procissão do Enterro do Senhor em Braga
Em silêncio, em passo lento e apenas com a iluminação das candeias, a procissão do Enterro do Senhor percorreu, esta sexta-feira santa, as ruas do centro histórico de Braga, num momento que atraiu milhares de pessoas para as ruas e teve transmissão em direto na VMTV.
![](https://vmtv.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Semana-Santa-Braga-Enterro-Do-senhor-2--700x394.jpg)
Este cortejo religioso é o mais solene e comovente das procissões da Semana Santa da cidade. Organizada pelo Cabido da Sé, a Comissão da Semana Santa, a Irmandade de Santa Cruz e a Irmandade da Misericórdia, esta manifestação religiosa, envolta num manto de silêncio, recorda a morte e a deposição de Jesus.
Com saida da Sé de Braga, onde se concentrou muitas pessoas, o cortejo transportou o esquife de Senhor morto, precedido por um andor com a cruz despida e seguido pelo da Senhora das Dores.
![](https://vmtv.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Semana-Santa-Braga-Enterro-Do-senhor-3--700x394.jpg)
A Procissão do Enterro do Senhor é a mais imponente e solene manifestação pública da Semana Santa de Braga. Com origem nas práticas promovidas pela Irmandade de Santa Cruz a partir do século XVII, apenas se estabeleceu nas dinâmicas em 1933, na sequência da instituição da Comissão da Semana Santa ocorrida por ocasião do jubileu do Ano Santo da Redenção.
![](https://vmtv.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Semana-Santa-Braga-Enterro-Do-senhor-700x394.jpg)
Organizada conjuntamente pelo Cabido da Sé, Comissão da Semana Santa, Irmandade de Santa Cruz e Irmandade da Misericórdia, recorda a morte e a deposição de Jesus Cristo. Tal como um cortejo fúnebre, a procissão conduz uma urna com a imagem de Cristo morto, juntamente com o andor de Nossa Senhora da Soledade. Abre a procissão o andor “Consummatum Est”, numa versão contemporânea introduzida em 2017. Acompanham o percurso outras irmandades e corporações, os capitulares da Sé e autoridades civis e militares.
Em sinal de luto, os participantes vão de cabeça coberta, ostentando um véu de luto. As matracas dos farricocos são silenciadas. As bandeiras e estandartes, com tarja de luto, arrastam-se pelo chão.