Maior segurança e eficiência energética no Parque da Ponte
Os fios eléctricos que atravessavam o Parque da Ponte, no sopé do Monte do Picoto desapareceram e com eles desapareceram também os problemas de segurança e das falhas de energia que prejudicavam, muitas vezes, os espaços da restauração nas Festas do São João de Braga.
A solução passou pela realização de uma obra de Baixa Tensão Subterrânea, para melhorar a gestão da rede e as condições de segurança nas ligações eventuais no Parque da Ponte, através de uma parceria entre a E-Redes e o município de Braga.
A empreitada foi realizada em 30 dias e permite ao município disponibilizar as infra-estruturas para as Festas de São João, a maior festa popular do país, assim como, para outros eventos que se queiram realizar no local.
A obra, que representou um investimento por parte da E-Redes de cerca de 30 mil euros, veio reforçar a qualidade de serviço na zona, dotando a rede de maior capacidade e resiliência, e garantindo a disponibilidade de potência para satisfação de novas solicitações de energia eléctrica para as zonas em causa.
A infra-estrutura já em funcionamento desde Junho, foi visitada no passado dia 18 de Julho por Francisco Campilho, Miguel Pinto e Samuel Batista representantes da E-REDES e por Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga.
Para Ricardo Rio, “este é um investimento que era reivindicado há muito tempo. Havia uma vontade conjunta do município e da E-Redes de resolver um problema, que era a incapacidade de resposta de energia neste espaço em períodos de grande concentração, como é o caso do São João e outros eventos. Um problema que trazia também questões de segurança.”
“Neste momento, temos o problema resolvido, e já neste São João tivemos um fornecimento estável de energia que satisfez os comerciantes e a organização”, acrescenta o autarca.
Para a E-REDES esta obra, realizada em estreita colaboração com o município de Braga, enquadra-se na sua política de optimização da qualidade de serviço e eficiência energética, resultado do compromisso que a empresa assumiu com a autarquia.
Plano de eficiência energética prevê a colocação de seis mil luminárias até final do ano
Entretanto, continuam a decorrer as obras de substituição das lâmpadas convencionais por novas luminárias de tecnologia LED em várias Freguesias do Concelho, através da parceria entre a E-Redes e a Câmara Municipal de Braga.
Em 2024, o plano de eficiência energética prevê a substituição de 6 mil luminárias, implicando um investimento de 600 mil euros. O objectivo é atingir a cobertura total por Leds em todo o concelho.
Para Ricardo Rio, “esta solução permite-nos por um lado alcançar uma maior sustentabilidade, diminuindo a pegada ecológica e, por outro lado economizar na factura com a electricidade. Este é um investimento que temos vindo a desenvolver já há alguns anos e que queremos agora ver alargado a todo o concelho.”
O autarca lembrou ainda que este é um investimento que está contemplado no empréstimo de médio e longo prazo, que aguarda visto no tribunal de contas com o objectivo de financiar vias municipais e iluminação pública.
Recorde-se que através deste plano de financiamento, o município prevê uma redução na facturação anual na ordem dos 40 por cento.