Mais de 100 agentes culturais famalicenses no Fórum Cultura.30
No âmbito do processo de elaboração do Plano de Ação para a Cultura, o Município de Famalicão promoveu no passado sábado, 31 de janeiro, o 1.º Fórum Cultura.30, uma sessão de trabalho participada que reuniu cerca de 100 agentes culturais do concelho, representantes de entidades parceiras, e colaboradores de diversos serviços da autarquia.

No decorrer da iniciativa, que decorreu na Casa das Artes de Famalicão, foi apresentado um enquadramento das políticas culturais em Portugal e na Europa, e a síntese do diagnóstico e dos desafios prioritários que se colocam aos protagonistas da atividade cultural no concelho. O orador convidado – o programador e produtor cultural Luís Sousa Ferreira – destacou a importância de colocar a cultura no centro da vida coletiva e das políticas públicas, enquanto fator transformador do território, sublinhando a cultura como o fator fundamental para a democracia, através da participação, do pensamento crítico e do acesso plural à criação e fruição cultural.
Os agentes culturais presentes participaram em dinâmicas de grupo, colaborando no desenvolvimento de ideias e de propostas para os principais desafios culturais e artísticos do território, transformando ideias em sugestões de ações-chave que serão integradas no futuro Plano de Ação para a Cultura.
No final do encontro, a vereadora da Cultura do Município, Susana Pereira, reforçou “o compromisso do Município em construir um plano útil e exequível, ancorado na escuta e na participação, assegurando continuidade ao trabalho iniciado, numa lógica de corresponsabilização com os agentes culturais e a comunidade”. A autarca sublinhou igualmente “o papel estruturante da cultura nas políticas públicas e no desenvolvimento do concelho”, salientando “a importância de transformar o diagnóstico e os contributos recolhidos em medidas concretas, com prioridades claras e impacto efetivo em Vila Nova de Famalicão”.


