Quantcast
 

Mais de 4.000 crianças e jovens votam projetos de investimento em Vila Verde

Orçamento Participativo promovido pelo Município de Vila Verde envolve alunos do pré-escolar ao ensino secundário e profissional de todo o concelho

 

Estão a decorrer, ao longo do dia de hoje, as votações das propostas para o Orçamento Participativo, promovido pelo Município de Vila Verde e envolvendo os alunos de todos os estabelecimentos de educação e ensino do concelho, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

 
 

Em votação estão 16 propostas de investimento apresentadas por crianças e jovens alunos. A operação envolve mais de quatro mil alunos. Os projetos abrangem áreas diversas, desde a cultura e património local, ao lazer e desporto. Visam melhorar condições de vida, acesso a serviços e utilização de equipamentos e espaços públicos.

A presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, salienta a importância da iniciativa na concretização da política de juventude que procura “dar voz e espaço de intervenção às novas gerações, permitindo-lhes pensar, desenhar e propor ideias concretas para melhorar o território e as condições de vida nas nossas comunidades”

 
 

Júlia Rodrigues Fernandes reforça o compromisso com “uma educação participativa, inclusiva e orientada para os valores democráticos, valorizando as ideias dos mais jovens e promovendo a sua participação ativa na construção do futuro do concelho e na vida democrática local”.

Com uma dotação de 25 mil euros, o Orçamento Participativo contempla categorias diferenciadas de eleição: 1A para o pré-escolar e 1º ciclo público; 1B para os JI e 1º ciclo do setor social e privado; 2 para os agrupamentos escolares dos 2º e 3º ciclos; 3 para o ensino secundário e profissional.

 

Do lazer à cultura

‘Brincadeiras Criativas para Mentes Ativas’ é a designação de um dos projetos do primeiro ciclo, apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Prado, com o objetivo de “reinventar o recreio no espaço interior, com atividades lúdicas que promovam a socialização, o companheirismo, a cooperação e o bem-estar de todos”. Os proponentes referem que querem “evitar a repetição conflitos que vão acontecendo fruto de algumas das brincadeiras”, propondo vários jogos de tabuleiro – como Xadrez, Damas, Monopólio, 4 em linha, Dominó, Batalha Naval, Puzzles – e algum mobiliário para uma pequena área de bem-estar.

 

Do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira Neiva surgem projetos para “Recreio + animados” e “Brincar lá fora é mais divertido”, reforçando equipamentos de diversão. Há ainda propostas para investir na “aquisição de instrumentos musicais” e na “Leitura Sobre Rodas: livros em movimento”, com ampliação do serviço de biblioteca.

Do setor social e privado, apresentaram propostas as crianças da associação OMSN – O Mundo Somos Nós, da Casa do Povo de Prado, do Colégio Dom João de Aboim e pré-escolar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde. Abrangem sugestões de desporto, convívio e saúde, promoção da leitura e atividades pedagógicas.

 

Dos 2º e 3º ciclos, veio o maior número de participações. Encontra-se projetos como “Respira+” para equipar salas com equipamento de bem-estar de relaxar, “De bicla pelo Património” para dar o conhecer o património do concelho e “Jogos na nossa escola” para aquisição de material lúdico-pedagógico. Atividades de música, equipamentos e espaços para descontração e ferramentas digitais são outras das sugestões dos alunos.

Do ensino secundário, o projeto “#Evolution Stations” propõe a instalação de dois tipos de equipamentos para ampliar e melhorar os serviços da Escola Secundária de Vila Verde, com uma máquina automática bebidas e alimentos, assim como um armário de carregamento seguro para dispositivos eletrónicos, visando “beneficiar toda a comunidade escolar, em particular os alunos, promovendo modernização, autonomia e melhor qualidade de serviços”.

PROJETOS EM VOTAÇÃO

Categoria 1A: Pré-escolar e 1.º ciclo

Brincadeiras Criativas para Mentes Ativas

Recreio + animados

Brincar lá fora é mais divertido        

Categoria 1A: 1B – Setor Social e Privado

Fabriqueira Viva: Desporto, Convívio e Saúde para Todas as Gerações

Aquisição de instrumentos musicais

Leitura ambulante

“Leitura Sobre Rodas: livros em movimento”

Categoria 2: 2.º e 3.º ciclo

Da escola à Lua … e Mais Além

Jogos na nossa escola

“Bora lá descontrair”

Respira+

Clube de Música

Espaço Digital do Aluno

De bicla pelo Património

Polivalente com conforto /Aquisição de sofás e pufes                    

Categoria 3: Ensino Secundário e Profissional

#Evolution Stations

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não