Marinha comemora 700 anos de existência
A cerimónia de comemoração da criação formal dos 700 anos da Marinha realizou-se, hoje terça-feira, dia 12 de Dezembro, pelas 14 horas, na Praça do Comércio, em Lisboa com a presença de navios e embarcações nacionais e internacionais. O evento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República defendeu que é necessário investir na Marinha e na dignificação dos militares. Nas comemorações dos 700 anos da Marinha, Marcelo lembrou que Portugal “é uma nação marítima”.
A cerimónia contempla uma revista naval no Tejo, efectuada pelo Presidente da República a todos os navios presentes no rio, seguida de uma cerimónia e desfile militar.
Mais de 700 militares na Praça do Comércio
A cerimónia contou com navios nacionais e estrangeiros estacionados no Rio Tejo e mais de 700 militares na Praça do Comércio, para além de representantes das Marinhas de todo o Mundo, corpo diplomático, etc., que se juntam assim a esta “importante data que consagra a Marinha Portuguesa como a mais antiga do Mundo”, refere um comunicado da Marinha.
Recorde-se que a Marinha de Guerra Portuguesa foi formalmente criada em 1317, por Carta Régia de D. Dinis. Este importante documento, também conhecido como “Contrato de Pessanha”, estabelece pela primeira vez a organização permanente da Marinha e nomeia o genovês Manuel Pessanha como Almirante do Reino de Portugal.