Quantcast
 
 

Marinha Portuguesa recebe plataformas submarinas “Lander”

Matosinhos, Portugal
7 de Dezembro de 2023

 

A Marinha Portuguesa recebeu duas plataformas submarinas “C-Lander”, a 7 de Dezembro de 2023, com cerimónia de entrega ao Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-almirante António Henriques Gomes, na sede da CEiiA (Centro de Desenvolvimento de Produtos e Serviços de Engenharia), em Matosinhos, a 2 km do Porto de Leixões. Tratam-se de equipamentos a afectar ao Centro de Operações de Defesa do Atlântico e à Plataforma Naval Multifuncional (no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, PRR).

 
 
Fotos e modelos digitais via CEiiA

Desenvolvida e construída pela CEiiA, decorrente de uma plataforma base com projecto desenvolvido entre 2017 e 2022, no âmbito do programa “OceanTech”, co-financiado por fundos europeus, a C-Lander tem um massa de 500 kg, com um “payload” de até 110 kg de diferentes sensores e sistemas, tem um perfil piramidal de base quadrangular de 1,5 metros, com 1,5 metros de altura até ao ponto superior de encaixe do guincho – usado pela grua naval para a sua colocação a partir do convés de um navio até ao fundo oceânico a uma profundidade de 300 metros , onde se manterá em operação fixa de monitorização (ambiental, acústica, etc), numa janela base de 6 meses. A plataforma base pode ter um profundidade de operação no fundo oceânico expandida até aos 3 a 4 mil metros, e com uma autonomia energética expansível até aos 12 ou 18 meses)

As plataformas “Lander” são colocadas em posição no leito marinho com recurso a cabo preso a grua naval – sendo recuperadas posteriormente por flutuação após acção comandada (via modem acústico) para libertação de elementos de lastro. O mesmo modem acústico permite a recolha de dados bem como a possível alteração de parâmetros de operação. Esta plataforma pode receber toda uma panóplia de sensores que compreende desde camaras de alta-resolução e sistemas de iluminação, sismómetro, medidores de condutividade, temperatura e pressão na coluna de água (CTD), sensores de registo acústico e outros “payloads” desenhados à medida.

 
 

Estas 2 plataformas foram adquiridas com base no concurso 1478/2023, anunciado a 2 de Fevereiro de 2023 e com contrato celebrado com a CEiiA a 13 de Abril de 2023 por um valor de 447.499,99 Euros e com um prazo de execução de 215 dias (compreendendo os respectivos serviços de programação, configuração e formação, bem como os lotes de sobressalentes associados).

Edição e composição infográfica por “Espada & Escudo”
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

Comentários

comentários

You may also like...

Deseja ativar as notificações Sim Não