Medalhas Municipais honram mérito individual e colectivo
O Município de Braga vai atribuir medalhas de mérito municipais a várias entidades e personalidades que se notabilizaram pelos seus feitos cívicos ou méritos pessoais. A proposta foi aprovada hoje, dia 30 de Novembro, em sede de Reunião do Executivo Municipal.
No total, serão 58 as medalhas de mérito que serão atribuídas no dia 9 de Dezembro, numa cerimónia que irá decorrer pelas 18h00 no Altice Forum Braga. Este ano, devido às medidas restritivas em virtude da pandemia de Convid-19, a cerimónia não se irá realizar no dia de S. Geraldo (5 de Dezembro), padroeiro da Cidade.
A medalha de Grau Honra será atribuída ao Hospital de Braga.
Já medalha de Grau Ouro será atribuída a Domingos Macedo Barbosa, Fernando Monteiro (póstumo), Francisco de Carvalho Guerra, Jaime Lemos (a título póstumo), João Aguiar Campos, João Duque, José da Cruz Vilaça, José Teixeira, Lars Montelius, Nuno Sousa, Pedro Rodrigues (a título póstumo), Rui L. Reis e Rui Vieira de Castro.
A medalha de Grau Ouro será também atribuída a diferentes instituições da Cidade. Nesse sentido, a Associação de Futebol de Braga, a Cachapuz, a Chapelaria Machado, a Confraria do Bom Jesus do Monte, o Correio do Minho, as Frigideiras do Cantinho, o Grupo Casais, o Instituto Monsenhor Airosa, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a Irmandade de Santa Cruz, o Mercado São João e o Museu dos Biscaínhos serão agraciadas pelo Município durante esta cerimónia.
A medalha de Grau Prata será atribuída a Adriano Cerqueira (a título póstumo), Altino do Tojal (a título póstumo), António Araújo, Eduardo José Gomes Camaselle Mendez ´Dito´ (a título póstumo), Eduardo Pires de Oliveira, Elisa Lessa, Elisabete Matos, Elísio Araújo, Fernando Jorge (a título póstumo), Helena Pina Vaz, Hugo Delgado, Jerónimo Fernandes (a título póstumo), Joana Azevedo, Jorge Amado, Jorge Cruz, José Delgado (a título póstumo), José Miguel Braga, Luís Macedo, Maria Torcato Batista, Mariana Machado, Mário Silva e Pedro Morgado.
O Município de Braga vai também atribuir a medalha de Grau Prata a instituições da Cidade. A Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação de Braga, o Banco Alimentar Contra a Fome de Braga, o CAB – Centro Académico de Braga, a Centésima Página, a FAJUB – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga, o Grupo Folclórico S. João Batista de Nogueira, a Labina – Fundição Injetada, Lda, a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Delegação de Braga a RUM – Rádio Universitária do Minho e o Tin.Bra serão também homenageadas pela Autarquia Bracarense.