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Mergulhadores Sapadores Portugueses operam Drone Submarino no Báltico

Mar Báltico, Lituânia
5 a 11 Junho de 2023

 

Em primeiro plano, o veículo submarino autónomo “Gavia” da Marinha Portuguesa, operado pelo Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º3 (DMS3), comandado pelo Primeiro-Tenente Jorge Violante da Luz, a bordo do NRP “Figueira da Foz” (P361), em segundo plano, Navio Patrulha Oceânico (NPO) da classe “Viana do Castelo” da Marinha Portuguesa, no Mar Báltico, de 5 a 11 Junho de 2023, no âmbito do exercício “Storm Strike” onde participou sob a égide da NATO.

 
 
Foto via Marinha Portuguesa

Em conjunto com a equipa de mergulho profundo, este AUV “Gavia” apoiou diversas operações de contramedidas face a minas marítimas, bem como diferentes tarefas de identificação, neutralização e inactivação de engenhos explosivos submarinos.

O AUV Gavia, do fabricante islandês Teledyne, é um veículo submarino autónomo (“Autonomous Underwater Vehicle”, AUV) com 20 cm de diâmentro, com 2 a 4 metros de comprimento (conforme os módulos equipados), com um peso de 48 a 130 kgs (idem), capaz de alcançar uma profundidade, conforme as variantes, de 200, 500 ou mesmo 1 000 metros. Dotado de um propulsor único com 4 superfícies de controlo independentes, com uma velocidade máxima de 5,5 nós, tem uma autonomia de operação até 7 horas.

 
 

Este equipamento é composto por diversos módulos, cilíndricos, de 20 cm de diâmetro, acopláveis à estrutura horizontal intermédia do mesmo (daí fazendo variar o seu comprimento total). Estes módulos podem ser colocados e retirados de forma expedita em operação de campo, adequando-se às necessidades colocadas pelas missões – que podem compreender a luta anti-minas, a verificação de estruturas subaquáticas (e.g., “pipelines”, plataformas, destroços) e a investigação oceanográfica. Pode ser operado a partir de submarino, através da respectiva eclusa.

O “Gavia” conta com “modem” acústico, medidor de velocidade do som, sonar anti-colisão, medidores de condutividade, salinidade e profundidade, sonar de varrimento lateral (Sea Scan ARC Scout , da norte-americana Marine Sonic Technology, de dupla frequência 900 / 1800 kHz, optimizada para imagens de alta resolução de objectos de menor dimensão), navegação por GPS e por inércia, câmara de alta resolução e sistema de localização de emergência. Opcionalmente pode ser equipado por módulos desenvolvidos à medida pelo seu operador.

 

O NRP “Figueira da Foz” esteve aqui envolvido, de 5 a 11 de Junho de 2023, no exercício “Storm Strike” onde executou missões com a Marinha da Lituânia em âmbito de apoio a manobras anfíbias e apoio a operações de luta anti-minas. Mais a Norte, a partir de Tallinn, capital da Estónia, iniciou-se, a 4 de Junho de 2023 mais uma edição do exercício “BALTOPS”, naquele que é tipicamente o maior exercício naval do Báltico, e que decorreu até ao dia 16 de Junho de 2023, envolvendo 20 países, com 50 navios, 45 aeronaves e mais de 6 000 militares, naquela que foi a sua 52.ª edição (a primeira remonta a 1971). O exercício “Storm Strike” esteve parcialmente integrando com partes deste exercício.

O NRP “Figueira da Foz” (P361), construído pela West Sea / Estaleiros Navais de Viana do Castelo, ao serviço da Marinha Portuguesa desde 2013, desloca 1 750 toneladas, com um comprimento de 83,10 metros, um boca de 12,95 metros e um calado de 3,82 metros. Consegue uma velocidade máxima de 21 nós, com um alcance de 4 859 milhas náuticas (a 15 nós). Estão armados com uma peça Oto Melara Marlin-WS, de 30 mm, 2 metralhadoras pesadas Browning M2 e 2 metralhadoras médias MG3. Contam com uma guarnição de 42 militares (6 oficiais, 9 sargentos, 27 praças). Conta com “deck” com capacidade para receber um helicóptero Westland Lynx Mk95.

 

Este NPO da Marinha Portuguesa largou a 23 de Maio de 2023 da Base Naval de Lisboa, com uma guarnição de 56 militares, compreendendo uma equipa de 7 mergulhadores com capacidade de inactivação de engenhos explosivos, uma equipa médica e uma equipa de 2 militares operadores de sistemas aéreos não tripulados. Deu entrada na Base Naval Lituana de Klaipėda a 31 de Maio de 2023, de onde largou a 16 de Junho de 2023 e deverá estar de regresso a Lisboa a 27 de Junho de 2023.

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

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