Militares do Exército Português em treino de combate em trincheiras na Roménia
Roménia
6 a 8 de Janeiro de 2025
Treino de combate em trincheiras, na Roménia, com militares da 6.ª Força Nacional Destacada (6FND CAtMec/ROU) das Forças Armadas Portuguesas, no contexto do exercício “Eagle Trench”, de 6 a 8 de Janeiro de 2025. Este exercício decorre sob a égide do “Battlegroup” da NATO para este Teatro de Operações (e um dos oito “Battlegroups” actualmente mantidos pela NATO no Leste europeu), sob liderança francesa (parte da sua Operação “Aigle”), e com a participação de destacamentos de Espanha, Luxemburgo, Bélgica e Portugal.
À direita temos um militar português, equipado com luvas tácticas Mechanix Wear, armado com uma espingarda automática FN Herstal SCAR, em calibre 5.56×45mm NATO, equipada com mira óptica Aimpoint CompM4 e com lança-granadas de 40mm FN40GL. Em coldre à cintura ,conta com pistola Glock 17 (gen5) em calibre 9×19 mm Parabellum
Comandanda pelo Major de Infantaria Daniel Filipe de Carvalho Gomes e constituída por 200 militares (197 do Exército, 2 da Marinha e 1 da Força Aérea), a 6.ª Força Nacional Destacada (FND), Companhia de Atiradores Mecanizada, para o Teatro de Operações da Roménia (6FND CAtMec/ROU), partiu de Lisboa a 12 de Dezembro de 2024. Os militares portugueses presentes na Roménia inserem-se no âmbito das “enhanced Vigilance Activities” da NATO para aquele flanco leste da Europa – que faz fronteira, a Norte e a Leste, ao longo de 649 km com a Ucrânia.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”