Quantcast
 
 

Militares Portugueses em patrulha de longo raio de acção na República Centro-Africana

República Centro Africana (RCA)
Fevereiro de 2024

 

No decurso de uma patrulha de reconhecimento de longo raio de acção sobre itinerários e áreas críticas, em Fevereiro de 2024, militar português da 14.ª Força de Reacção Rápida (“Quick Reaction Force”, QRF) na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), com lança granadas automático de 40 mm, Heckler & Koch GMG, sobre viatura táctica ligeira blindada (VLTB) 4×4 URO VAMTAC ST5. O H&K GMG está equipado com mira óptica “reflex”, e municiado por caixa de 32 granadas calibre 40x53mm HV (com um alcance máximo efectivo de 1 500 metros).

 
 
Foto via Forças Armadas Portuguesas

No tejadilho, em posição central-dianteira e nas laterais sobre as portas, temos 3 unidades do sistema Rheinmetall de protecção ROSY-L (“Rapid Obscuring System – Land”), equipados cada um com 5 lançadores de cargas de 40×280 mm que permitem a criação de cortinas de fumo multi-espectro – com interrupção da linha de vista e componentes de barramento de infra-vermelho e laser (contra sistemas electro-ópticos e armas guiadas).

As viaturas tácticas ligeiras blindadas (VLTB) 4×4 URO VAMTAC ST5, ao serviço do Exército Português desde 2020, são fabricadas pela UROVESA – URO Vehículos Especiales S.A. (Espanha), correspondendo o acrónimo VAMTAC a “Vehículo de Alta Movilidad Táctico”, literalmente “Veículo Táctico de Alta Mobilidade”. A versão ST5 BN3 tem um peso de 10 250 kg, um comprimento de 5,26m, uma largura de 2,85 e uma altura de 2,77m. Propulsionadas por um motor diesel Cummins ISB Euro 3 de 6 700 cc com 245 hp e com uma transmissão automática Allison 2100SP 6+1, podem alcançar uma velocidade máxima de 110 km/h, com uma autonomia de 500 km. Operam com até 5 elementos e podem estar armadas com uma metralhadora pesada em calibre 12,7mm ou metralhadora 7,62mm, ou, como aqui documentado, com um lança-granadas automático de 40 mm. Estão referenciadas com um nível 3 de protecção balística STANAG (4569).

 
 

A 14.ª Força Nacional Destacada (FND) para a República Centro-Africana, após um ciclo de treino de aprontamento com a duração de seis meses, recebeu, a 10 de Novembro de 2023, o Estandarte Nacional em cerimónia no Regimento de Infantaria N.º 10, em S. Jacinto, Aveiro, tendo partido para a RCA a 30 de Novembro de 2023.

Esta força, comandada pelo Tenente-Coronel de Infantaria Paraquedista Vladimiro Raimundo Emídio Cancela, compreende um efectivo no terreno de 215 militares, na sua maioria Tropas Paraquedistas do Exército, contando com 2 militares da Marinha e uma equipa de 3 militares da Força Aérea Portuguesa (FAP) de Controlo Aéreo Táctico (JTAC, “Joint Terminal Attack Controller”). A 14.ª FND estará destacada no Teatro de Operações da RCA até Junho de 2024.

 

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...