Quantcast
 
 

Minho com 22 Praias “Qualidade Ouro” segundo a Quercus

Na véspera do arranque da época balnear 2022, a Quercus divulga a listagem das 440 praias distinguidas com “Qualidade de Ouro”, um valor recorde na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais.

 
DR/Município de Vieira do Minho

Na região do Minho foram várias as praias distinguidas com a “Qualidade Ouro” pela Quercus:

 
 
  • Município de Caminha com com as praias de AZENHAS-VILAR DE MOUROS, CAMINHA, FORTE DO CÃO e MOLEDO.
  • Município de Esposende com as praias de APÚLIA , FÃO-OFIR, RAMALHA, RIO DE MOÍNHOS e SUAVE MAR .
  • Município de Viana do Castelo com as praias de AFIFE, AMOROSA , ARDA, CABEDELO, CARREÇO, CASTELO DE NEIVA, ÍNSUA, NORTE e PAÇÔ.
  • Município de Fafe com a praia da ALBUFEIRA DE QUEIMADELA.
  • Município de Póvoa de Lanhoso com a praia de VERIM.
  • Município de Terras de Bouro com a praia do ALQUEIRÃO.
  • Município de Vieira do Minho com a praia da ALBUFEIRA DO ERMAL.

No total, foram distinguidas mais 47 praias face a 2021, com a Região Centro a registar a maior subida (de 23 praias, equivalendo a um incremento de 85%). Destaque também para o aumento acentuado das praias interiores com Qualidade de Ouro, 72 no total, um número também inédito.

Consultar listagem AQUI.

 
 

Análise regional

Das 440 praias galardoadas em 2022, 359 são costeiras, 72 interiores e 9 de transição, distribuindo-se regionalmente de acordo com o gráfico abaixo.

 

Analisando por regiões, verifica-se que a Região Tejo e Oeste voltou a ser registar o maior número de praias galardoadas (103), seguida do Região do Algarve (86) e da Região Norte (78). Nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira verificou-se uma subida de 12 e 5 praias galardoadas, o que representa uma subida percentual de 28% e 17%, respetivamente. A Região do Alentejo registou também uma subida significativa, de 26%.

Critérios para atribuição do Galardão

 

De acordo com os critérios definidos em 2022, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

  • Qualidade da água excelente nas últimas quatro épocas balneares de 2017 a 2020(*);
  • Todas as análises realizadas na última época balnear (2021) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente;
  • Na última época balnear (2021), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnearproibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Esta avaliação baseia-se na informação pública oficial disponível, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

 

Bandeira “Praia Qualidade de Ouro” 2022

Todos os municípios nacionais com uma ou mais praias galardoadas receberam as instruções para a produção da bandeira “Praia com Qualidade de Ouro 2022”, não devendo ser utilizados modelos prévios da bandeira.

Além da atualização da logótipo da Quercus, a bandeira “Praia Qualidade de Ouro” assumirá em 2022 versões personalizadas em algumas zonas do país, fruto da parceria estabelecida entre a Quercus e empresas responsáveis pelo saneamento de águas residuais nas várias regiões, um processo determinante do ponto de vista ambiental e que pode influenciar a qualidade das águas balneares.

Comentários

comentários

Você pode gostar...