Ministro da Educação abre amanhã Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva
O ministro da Educação, João Costa, profere esta quarta-feira a conferência inaugural do Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA), que se realiza no auditório B1 da Universidade do Minho, no campus de Gualtar, em Braga. O evento tem o alto patrocínio do Presidente da República e junta até sexta-feira duas centenas de académicos, profissionais, decisores e encarregados de educação.
A sessão de abertura é pelas 17h00, com a presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Margarida Loureiro, a diretora do Núcleo de Pesquisa em Cognição e Aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas (Brasil), Rita Cóssio Rodriguez, e, da parte da UMinho, o reitor Rui Vieira de Castro, a vice-presidente do Instituto de Educação, Natália Fernandes, e a diretora do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, Ana Maria Serrano. Segue-se às 17h30 a intervenção do ministro João Costa.
O programa inclui 30 oradores convidados em conferências e mesas redondas, além de comunicações orais, grupos focais, prémios e atividades culturais. As políticas educativas para a inclusão, a perturbação do espectro do autismo, o papel de famílias e profissionais no desenvolvimento infantil e na intervenção precoce na infância são alguns dos temas em debate. O site oficial é conlubra2022.weebly.com.
Recorde-se que o ministro da Educação está ainda esta quarta-feira, das 14h30 às 16h45, na abertura do seminário “Transformação Digital na Educação”, que se realiza no Instituto de Educação da UMinho, também no campus de Gualtar, em Braga.