Quantcast
 
 

Mire de Tibães recebe Descentrar com contos, oficina e concertos especiais

O programa cultural promovido pelo Município de Braga “Descentrar” está de malas feitas para a freguesia de Mire de Tibães, onde se vai instalar este Sábado, 20 de Abril, a partir das 15h00, na Casa do Povo de Mire de Tibães. Na bagagem leva contos e oficina sobre a liberdade e dois concertos para libertar.

 

Pelas 15h00 tem início da Hora do Conto e Oficina “A Liberdade é um jardim”, com a formadora na área da literatura para a infância e juventude e animação da leitura, Rita Sineiro.

 
 

A iniciativa dirigida ao público infanto-juvenil é de entrada livre, mas com inscrições através da plataforma eventbrite. Fazer greve ao conformismo, sarrabiscar um abaixo assinado pela esperança, levar para a rua cartazes carregados do futuro, dar à voz a alegria do protesto, atirar para o ar palavras de desordem, fazer rimar canção com intervenção, querer saber de tudo os factos e os porquês, dar a cruz do nosso voto ao amor, ocupar o espaço público com o nosso clamor. Ler, reflectir, imaginar e resistir.

Pelas 18h00, a artista Filipa Torres apresenta o seu álbum “Moldura”, num concerto especial.  Das sonoridades etnográficas à música erudita, a jornada emocional conduz de momentos dançáveis a introspectivos. Com Filipa Torres e outros quatro músicos, sob a produção de Daniel Pereira Cristo, exploram-se paisagens sonoras únicas em uma envolvente experiência de música tradicional reinventada.

 
 

A jornada do Descentrar por Mire de Tibães termina com um concerto da Orquestra Filarmónica de Braga “Suite da Liberdade”, a partir das 21h30.

Neste concerto, a Orquestra Filarmónica de Braga apresenta uma obra composta por Elian Bittencourt dedicada à revolução dos cravos. Será um momento de celebração dos 50 anos da revolução, ao qual se associam as gentes da terra com temas cantados por solista (Lara Silva) e Grupo Coral de Mire de Tibães acompanhados pela orquestra. O concerto conta com as participações especiais de Lara Silva (Solista) e do Grupo Coral de Mire de Tibães.

 

Depois de Mire de Tibães, o Descentrar segue para a freguesia de Cabreiros a 4 de Maio. Em Junho, o programa cultural decorre em dose tripla: dia 8, em Lomar; dia 15 em Sobreposta e dia 29 em Fradelos. Dia 13 de Julho segue para a freguesia de Crespos e 27 de Julho para Nogueira.

Depois de uma curta pausa, o Descentrar regressa a 21 de Setembro a Adaúfe. Em Outubro, haverá muito para descobrir e explorar em sequeira, no dia 12 e em Espinho no dia 26. Dia 2 de Novembro, a Cultura segue para Tebosa e em Dezembro, haverá descentrar no dia 7 em Tadim e no dia 14 em Merelim S. Paio.

 

Refira-se que o Descentrar não é apenas um programa, mas um movimento de descentralização cultural que procura fortalecer a democracia cultural. Através de práticas artísticas transformadoras, visa impactar os territórios, aumentando a sua visibilidade, e transformar a experiência dos visitantes, reinventando as narrativas associadas a cada lugar.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...