Momento histórico. Ucrânia assina pedido de adesão à União Europeia
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou hoje o pedido de adesão à União Europeia. Este é um “momento histórico” para a Ucrânia
Isto acontece numa altura em que a Suíça prepara-se para congelar os bens das pessoas e instituições russas incluídas na lista da União Europeia de entidades a sancionar na sequência da ofensiva militar contra a Ucrânia. São também abrangidos os bens de Putin, do primeiro-ministro Mikhail Mishustin e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.
No mesmo instante, um ataque com rockets nos arredores da cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, terá feito de dezenas de mortos e centenas de feridos, ao destruirem blocos de apartamentos. A informação foi dada pelo assessor do Ministério do Interior ucraniano: “Kharkiv acaba de ser atacado massivamente por (rockets) lançados pro veículos Grads. Há dezenas de mortos e centenas de feridos”, disse Herashchenko, num post no Facebook.
O ataque ocorre no momento em que Rússia e Ucrânia negoceiam um cessar-fogo na fronteira bielorrussa. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky exigiu que todas as tropas russas deixem o seu país.