Montalegre adere à rede “Eu Sou Digital”
O município de Montalegre, através da Biblioteca Municipal, aderiu ao programa “Eu Sou Digital” com a criação de um centro fixo a funcionar nas instalações da biblioteca municipal e um serviço móvel, através da biblioteca itinerante.
Este programa é totalmente gratuito e compõe-se da vontade de uma rede de voluntários com 1.300 membros que ajuda pessoas com mais de 45 anos a adquirirem competências relativas à utilização da Internet. O objetivo do projeto passa pela criação de 1.500 centros de aprendizagem por todo o país, permitindo que o mesmo chegue a um milhão de pessoas até ao final de 2023.
Trata-se uma iniciativa do Governo, através da Estrutura de Missão Portugal Digital, e do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, sendo cofinanciado pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu da União Europeia.
A sessão contou com as presenças do presidente do município, Orlando Alves, e da vereadora da educação, Fátima Fernandes.
Para Orlando Alves, presidente do Município de Montalegre, “Estamos perante um projeto interessantíssimo. Sentimos que uma parte significativa da nossa população está desfasada e dissociada das práticas e do envolvimento no recurso às novas tecnologias. Este é o caminho por onde toda a vida social, económica do país e do Mundo se faz. É importante saber dominar a Internet, saber pegar num computador, tablet ou num próprio telemóvel e, a partir daí, estabelecer conexões com o Mundo dos negócios, dos nossos afetos. Este é o Mundo da digitalização.”