Município da Póvoa de Lanhoso assume-se como promotora de saúde para a população
Com o propósito principal de incentivar e de sensibilizar para um envelhecimento saudável, ativo e com qualidade de vida e partilha, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu um conjunto de iniciativas para assinalar o “Mês do Idoso”.
“Foi um mês dedicado aos idosos, a que também quisemos associar alguns dos objetivos do Município, enquanto pertencente à rede de Municípios Saudáveis”, explica a Vice-Presidente e Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, assegurando que se pretende dar continuidade a esta iniciativa.
O programa englobou propostas ligadas à saúde e prevenção, ao desporto e à cidadania sénior. “Procurámos aliar as atividades intergeracionais às preocupações com o envelhecimento saudável, que são os objetivos de todos os territórios que querem assumir-se como promotores da saúde”, destaca ainda esta responsável autárquica.
Ações de Rastreio da Cavidade Oral, Saúde Oral e Aconselhamento Dermocosmético; de Prevenção de Quedas, no âmbito do “Projeto Para-Quedas”; e de sensibilização para “Os sinais que o corpo dá” foram as propostas, juntamente com a dinamização do I Campeonato de Boccia Intergeracional (com cerca de 250 atletas); e com a “Caminhada Rosa” (no âmbito do mês para a sensibilização do cancro da mama). No último dia de outubro, o programa englobou a cerimónia de hastear da bandeira comemorativa dos 25 anos da Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis, uma sessão de ginástica geriátrica; e a I Assembleia Sénior, dinamizada pelo Provedor do Idoso.
Atividades que só foi possível concretizar em colaboração com diferentes agentes. “Quero agradecer o envolvimento e participação dos diversos parceiros, como a Unidade de Cuidados à Comunidade e de entidades privadas, na área da saúde; como parceiros da Rede Social, Centros de Convívio, o Provedor do Idoso, as Escolas, a Liga Portuguesa contra o Cancro. Estiveram todos envolvidos, com a Autarquia, na dinamização de um programa muito preenchido, que foi um mês muito importante, ao qual queremos dar continuidade”, assegura Fátima Moreira.