Município de Amares assinou auto de transferência de competências na área da Saúde

A Ministra da Saúde, Marta Temido, presidiu, esta segunda-feira em Amares, à cerimónia de assinatura dos autos de transferência de competências na área da Saúde, com os Municípios de Amares, Vieira do Minho e Terras de Bouro.

 

Na assinatura dos autos, que decorreu no Centro de Saúde de Amares, o Presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, sublinhou que esta transferência e competências será uma “mais-valia” e trará uma “importante resposta às necessidades da população”.

 
 

O autarca acredita que este protoloco vai ter “sucesso”. “Tenho essa convicção e, por isso, Amares entrega-se de alma e coração, e vamos caminhando com calma, passo a passo”, referiu Manuel Moreira, que aproveitou o momento para pedir à ministra que “as mudanças sejam sempre feitas por meio de diálogo”.

A Ministra da Saúde congratulou-se com o facto de este ser um processo conjunto em que estas decisões são tomadas localmente e “dão palavra e poder de decisão a cada uns dos intervenientes”. Marta Temido reconheceu que este é um desafio importante para o futuro. “ Evoluímos para um modelo de governação onde há partilha de poder. Exige responsabilidades mútuas e é um modelo mais exigente, mas Amares, Vieira do Minho e Terras de Bouro vão ficar a ganhar com este modelo e em conjunto será construída uma rede mais forte de resposta à saúde de todos”, reforçou.

 
 

Na área da Saúde, Amares assume competências de gestão dos edifícios/equipamentos, transportes e assistentes operacionais.

A assinatura do auto decorreu na presença da Vice-Presidente e Vereadora da Saúde do Município de Amares, Cidália Abreu, e do Diretor Executivo do ACES Gerês Cabreira, que mediaram no terreno o processo de transferência de competências.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...