Município de Amares vai intervir na valorização da igreja de Santa Maria de Bouro

Foi aprovado hoje, por unanimidade, em reunião do órgão executivo, o projeto técnico de execução, programa de concurso, caderno de encargos e a abertura de procedimento concursal para a empreitada designada por “Instalação do Núcleo de Interpretação do Mosteiro de Santa Maria de Bouro.

 
bouro
Foto :Wikipédia

Este projeto de valorização da igreja e espaços anexos da igreja de Santa Maria de Bouro, da autoria do arquiteto
Souto Mouro, tem como valor €1.586.756,66, (um milhão quinhentos e oitenta e seis mil e setecentos e cinquenta e seis euros e sessenta e seis cêntimos), acrescido do Imposto sobre o Valor Acrescentado, à taxa legal em vigor, e pretende dar continuidade a um projeto iniciado nos anos 90, que se concretizou na transformação e adaptação do edifício conventual a Pousada de Portugal.

 
 


Para o Presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, este é um momento muito importante para o desenvolvimento do concelho. “Esta é uma obra pela qual lutámos muito. O Mosteiro de Santa Maria de Bouro integra o roteiro dos principais pontos de interesse religioso e histórico-cultural do nosso concelho.Vamos avançar para a abertura deste concurso e para uma obra que trará mais dinâmica, mais turismo e mais postos de trabalho. É um espaço riquíssimo e de uma beleza enorme que nos conta muitas histórias, mas que necessitava de intervenção. Era um anseio muito grande da população de Amares. Com esta obra estamos a dar um passo muito importante na dinâmica do nosso território”.


Com o acompanhamento técnico da DRCN, a empreitada pretende recuperar a antiga residência paroquial, permitindo a utilização do espaço como núcleo de interpretação sobre o monumento, assim como uma intervenção na conservação e restauro da igreja.

 
 


A obra, que será levada a cabo pelo Município de Amares, resulta de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Norte, o Município de Amares, a Junta de Freguesia de Bouro Santa Maria e a Fábrica da Igreja Paroquial de Bouro Santa Maria, e será apoiada pelo Portugal 2020, através da candidatura aprovada no âmbito do “Património Cultural”, para promover a proteção, valorização, conservação e divulgação do património histórico-cultural da Igreja de Bouro Santa Maria, sacristia e espaços adjacentes.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...