Município de Braga divulga primeiro Relatório de Sustentabilidade
O Município de Braga apresenta o primeiro Relatório de Sustentabilidade. Trata-se de um novo documento que tem como objectivo divulgar à comunidade o desempenho do Município em mais de 100 indicadores de execução ao longo dos últimos cinco anos.
Este documento de prestação de informação financeira e não-financeira procura responder ao desafio do Desenvolvimento Sustentável, apresentando um processo para identificar, medir e divulgar o desempenho da organização e do Concelho e uma base para garantir a realização estratégica para o Desenvolvimento Sustentável de Braga; um mecanismo baseado em informações consistentes sobre os impactos positivos e negativos da sustentabilidade e um fórum para aumentar o diálogo entre os Bracarenses e a tomada de decisão, garantindo um sistema de avaliação ao desempenho da sustentabilidade da Autarquia Bracarense.
Neste relatório, e no seguimento do processo de auscultação à comunidade Bracarense, o Município de Braga obteve uma avaliação de ‘Muito Boa’. “A importância da monitorização do desempenho estimulou-nos para assumir um novo desígnio, corporizado na apresentação deste primeiro Relatório de Sustentabilidade, que é, em si mesmo, uma medida de transparência e rigor por parte da Autarquia. Ao ser enquadrado estrategicamente, totalmente adaptado ao território e aos compromissos para os próximos anos, e contendo uma estrutura municipal comum que dá resposta às necessidades informativas de distintos grupos de interesse, este documento é um acelerador dos objectivos, com impacto em toda a sociedade”, refere Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, lembrando que este é um tema que está “na primeira linha de prioridades da actuação municipal”.
A constituição do primeiro relatório de Sustentabilidade do Município de Braga foi realizada segundo as melhores práticas internacionais, nomeadamente as normas da Global Reporting Initiative, na opção “Abrangente”; a norma internacional ISO 37120:2018 – Cidades e comunidades sustentáveis Indicadores para a qualidade de vida; o GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard, directrizes para a criação de inventários de emissões de gases com efeito estufa em organizações e o GHG Protocol for Cities – metodologia para a criação de inventários de emissões de gases com efeito estufa em meio urbano, ambas criadas pelo World Resources Institute, o C40 Cities Climate Leadership Group e a rede ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade onde a cidade de Braga entrou recentemente.
“A nível internacional, Braga foi elencada como uma das 88 melhores cidades do mundo no combate às alterações climáticas e atribuída a “classe A” pelo Carbon Disclosure Project. Pela primeira vez, Braga foi distinguida com o galardão Bandeira Verde ECOXXI, atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul Europa aos Municípios portugueses. Também a nível nacional, Braga encontra-se na linha da frente na concretização dos Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, apresentando uma execução de cerca de 70%, segundo o projecto independente CESOP Local da Universidade Católica Portuguesa”, destaca Ricardo Rio.
Este Relatório será a base estratégica para os compromissos que o Município de Braga adoptou para os próximos anos, nomeadamente os Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável ou o Pacto Ecológico Europeu.
Desta forma, a comunidade Bracarense pode agora consultar informações relativas a diversos tópicos que abrangem o todas as dimensões de sustentabilidade como a mobilidade, a responsabilidade social, a descarbonização do Concelho e até a prática de compras do Município.
O Relatório de Sustentabilidade está disponível para consulta no site do Município de Braga e poderá ser descarregado através do link: https://bit.ly/2RMpSEy
Assista ao vídeo completo em: https://youtu.be/faU1T2M2TLE