Município de Fafe distinguido com Prémio “Viver em Igualdade”
O Município de Fafe foi distinguido com o prémio “Viver em Igualdade” 2020-2021, pelo trabalho realizado na promoção da igualdade e não discriminação ao nível autárquico, no âmbito da iniciativa desenvolvida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). Esta foi a segunda vez que o Município de Fafe foi reconhecido pelo trabalho que tem efetuado nesta área, tendo sido já em 2016 distinguido com a atribuição de uma Menção Honrosa.
Raúl Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, revela que “esta distinção reconhece o Município de Fafe como um dos melhores locais para viver em igualdade, o que nos deixa muito orgulhosos e satisfeitos. Este Prémio destaca os Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades desenvolvidas.
Considerando que a nossa prioridade são as pessoas e o seu bem estar, temos trabalhado com o objetivo de implementar medidas e ações que respeitam os Direitos Humanos, procurando, assim, construir um concelho mais inclusivo, um Município para as famílias e para as pessoas de todas as idades, sexo, diferentes nacionalidades, religiões e condições socioeconómicas.”
O Autarca terminou, reafirmando que “continuaremos a trabalhar para conseguirmos uma sociedade mais justa, mais igual e mais solidária.”
Refira-se que nesta área, o Município desenvolve vários projetos, entre os quais a Constituição de um Grupo de Trabalho na área da Violência Doméstica, no âmbito da Rede Social de Fafe, o projeto de Intervenção – Educar (com) o coração, o projeto Bem me Cuido, Bem te Cuido, o projeto Ei! – Educação para a Inclusão – E7G – Programa Escolhas.
O Município de Fafe assinou o Pacto para a Conciliação e implementou a Norma NP 4552:2016 – Sistema de Gestão da Conciliação Entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal. Promoveu o Workshop-Informação/Sensibilização sobre a Igualdade de Género e a campanha digital AMA-TE. Foi, ainda, nomeada a Vereadora Márcia Barros como Conselheira Municipal para a Igualdade.
A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se no próximo dia 23, em S. João da Madeira.