Município de Vieira do Minho abdica de 5% do IRS dos Munícipes e mantém o IMI nos valores mínimos
A Câmara Municipal de Vieira do Minho aprovou, ontem, dia 13 de setembro, em reunião de Câmara duas medidas de grande alcance social para os Vieirenses.
Neste sentido, o executivo liderado por António Cardoso decidiu abdicar da totalidade da participação no IRS dos seus munícipes (5%) referente aos rendimentos a auferirem no ano de 2023, bem como manter a Taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis ( IMI), aplicável aos prédios urbanos sitos no Concelho de Vieira do Minho nos valores mínimos (0,3%).
Para os agregados familiares com um, dois, três ou mais dependentes está taxa é reduzida em 20, 40 e 70 euros respetivamente.
A decisão de manter as taxas de IMI nos valores mínimos e abdicar da totalidade da participação no IRS espelha a preocupação que o executivo Vieirense tem para com os munícipes do concelho neste difícil quadro de crise económica e financeira. Para António Cardoso, Presidente da Câmara Municipal, “é importante não agravar a carga fiscal sobre as famílias, pretendendo, desta forma, promover o desenvolvimento económico e a melhoria das condições de vida dos vieirenses”.
Estas medidas vão à aprovação da Assembleia Municipal de Vieira do Minho, já no próximo dia 29 de setembro de 2023.